Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6525
Autor(a): Sousa, Leonário Antônio De
Orientador: Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias
Título: O livro didático no ensino de línguas na educação básica: Perspectivas da interculturalidade invisibilizada.
Palavras-chave: Interculturalidade; Livro didático; Ensino; Línguas Adicionais.
Data do documento: 9-Fev-2024
Citação: SOUSA,Leonário Antônio De.O livro didático no ensino de línguas na educação básica: Perspectivas da interculturalidade invisibilizada..2022.105f. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022.
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é analisar de forma crítica e reflexiva como se constitui e como se faz presente a interculturalidade no livro didático “Joy”, da editora FTD, volume único para todo o Ensino Médio pelo Programa Nacional do Livro Didático por quatro anos, isto é, até 2024. E desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: a) Expandir o conhecimento numa perspectiva cronológica sobre o elo conectivo existente entre língua, cultura e o ensino de línguas; b) Abstrair o entendimento sobre ‘interculturalidade’ com base em concepções de estudiosos da Linguística Aplicada; c) Refletir sobre as novas concepções de ensino de LA (Língua Adicional) com base na competência comunicativa intercultural de acordo com Byram (1997) e o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR) e; d)Implementar as unidades do livro em questão para uma abordagem intercultural visando estimular os alunos a pensarem sobre as culturas diversas e também refletir sobre a deles com intuito de entender que não existe cultura superior ou inferior e sim culturas diferentes, assim como a nossa. Busca responder a seguinte questão-problema: Como o livro didático de inglês da coleção “Joy!’, da editora FTD, aborda a interculturalidade? Assim, considerando que esse seja um dos principais recursos pedagógicos de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa acessível para todos os estudantes e aos professores do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Nazaré Nunes da Silva, em Aguiarnopólis, estado do Tocantins. O enfoque é a Língua Inglesa que se percussiona como Língua Franca ou Língua Global de comunicação para contemplar e recepcionar as características linguísticas ou ‘vozes’ individuais de representação coletiva de cada cidadão, outrora ausentes desse processo de ensino no qual se consistia num modelo etnocêntrico enraizado numa concepção centrada no falante nativo como único a se constituir como falante competente, valendo destacar o conceito de língua adicional neste âmbito. Durante o percurso da pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica e documental, dialogamos sobre o tema interculturalidade proposto pela Linguística Aplicada com estudiosos com teorias e pesquisas relevantes para as discussões acerca de interculturalidade, livro didático, e ensino aprendizagem de língua inglesa com base em Byram (1997), Byram, Gribkova, Bella e Starkey (2002), Kramsch (1996, 2017), Moita Lopes (1998, 2006), Windowson (2001), Hall (2000, 2003, 2006), Kumaravadivelu (2006), Candau (2016), Silva (2011), Jenkins (2015), Rajagopalan (2016). Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa no âmbito de uma análise documental acerca do Livro Didático de LI de uma escola pública do norte do Brasil à luz da interculturalidade reconhecendo a relevância de fomentar a construção de materiais de ensino com proposta que possibilitem o ensino e aprendizagem de LI como Língua Franca.
Abstract: The general objective of this research is to analyze critically and thoughtfully how interculturality is constituted and made present in the "Joy!" textbook, published by FTD, a single volume for all High School by the National Textbook Program (PNLD) for four years, that is, until 2024. And it unfolds in the following specific objectives: a) To expand knowledge in a chronological perspective about the connective link existing between language, culture and language teaching; b) To abstract the understanding about 'interculturality' based on conceptions of scholars of Applied Linguistics; c) To reflect about the new conceptions of AL (Additional Language) teaching based on intercultural communicative competence according to Byram (1997) and the Common European Framework of Reference for Languages (CEFR) and; d)Implement the units of the book in question for an intercultural approach aiming to stimulate students to think about diverse cultures and also reflect about their own culture in order to understand that there is no superior or inferior culture, but different cultures, just like ours. It seeks to answer the following question: How does the English textbook of the "Joy!" collection, published by FTD, approaches interculturality? Thus, considering that this is one of the main pedagogical resources for teaching and learning the English Language accessible to all students and teachers from Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Nazaré Nunes da Silva, in Aguiarnopólis Town, Tocantins State. The focus is on the English Language, which is used as a lingua franca or global language of communication to contemplate and receive the linguistic characteristics or individual 'voices' of collective representation of each citizen, once absent from this teaching process, which consisted of an ethnocentric model rooted in a conception centered on the native speaker as the only one to constitute himself as a competent speaker, it is worth highlighting the concept of additional language in this context. During the qualitative research with a bibliographic and documental approach, we dialogued about the intercultural theme proposed by Applied Linguistics with scholars with relevant theories and researches to the discussions about interculturality, textbooks and English language learning based on Byram (1997), Byram, Gribkova, Bella and Starkey (2002), Kramsch (1996, 2017), Moita Lopes (1998, 2006), Windowson (2001), Hall (2000, 2003, 2006), Kumaravadivelu (2006), Candau (2016), Silva (2011), Jenkins (2015), Rajagopalan (2016). This research presents a qualitative approach in the context of a documentary analysis about the English Language textbook of a public school in northern Brazil in the light of interculturality, recognizing the relevance of fomenting the construction of teaching materials with proposals that enable the teaching and learning of English as a lingua franca.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6525
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

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