Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6378
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPAULA, Fernanda Vital de.-
dc.contributor.authorALMEIDA, Daniel Carlos Siqueira de.-
dc.date.accessioned2024-01-30T11:35:42Z-
dc.date.available2024-01-30T11:35:42Z-
dc.date.issued2024-01-30-
dc.identifier.citationALMEIDA, Daniel Carlos Siqueira de. A POTENCIALIDADE DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2022. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6378-
dc.description.abstractCommonly, the Mathematics teacher is faced with the students' lack of interest in the classes, often associated with the difficulty in assimilating the contents by themselves. To avoid this situation, it is interesting that the teacher seeks didactic and methodological means that motivate students to become interested in the discipline. As a researcher in the area, the History of Mathematics can be effective in awakening this interest and stimulating learning, as a didactic resource. In this sense and in view of the importance of guaranteeing statistical knowledge to Basic Education students, the main objective of this work is to propose didactic activities that use history as a didactic resource in the teaching and learning of statistical content in the 9th year of Elementary School, foreseen in the National Curricular Parameters (PCN) and in the National Common Curricular Base (BNCC). The studies and results presented prove that the use of the History of Mathematics, as a teaching and learning tool, is possible and has great potential to stimulate student learning in a more pleasant, creative and humane way.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livre.pt_BR
dc.subjectHistória da Matemática,pt_BR
dc.subjectEnsino da Estatística,pt_BR
dc.subjectFerramenta Didática,pt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagem,pt_BR
dc.subjectHistory of Mathematics,pt_BR
dc.subjectStatistics Teaching,pt_BR
dc.subjectDidactic Tool,pt_BR
dc.subjectTeaching and learning.pt_BR
dc.titleA potencialidade da história da matemática como ferramenta para o ensino e aprendizagem de estatística no ensino fundamental.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoComumente, o professor de Matemática se depara com a falta de interesse dos alunos pelas aulas, muitas vezes associadas à dificuldade na assimilação dos conteúdos pelos próprios. Para evitar essa situação, é interessante que o professor busque meios didáticos e metodológicos que motivem os alunos a se interessarem na disciplina. De acordo com os pesquisadores da área, a História da Matemática pode ser eficaz para despertar esse interesse e estimular a aprendizagem, enquanto recurso didático. Nesse sentido e tendo em vista a importância da garantia do conhecimento estatístico aos estudantes da Educação Básica, o objetivo principal desse trabalho é a proposição de atividades didáticas que utilizam a história como recurso didático no ensino e aprendizagem de conteúdos estatísticos do 9° ano do Ensino Fundamental, previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os estudos e resultados apresentados comprovam que o uso da História da Matemática, como ferramenta no ensino e aprendizagem, é possível e tem grande potencial para estimular a aprendizagem dos alunos de modo mais agradável, criativo e humanizado.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-DANIEL CARLOS SIQUEIRA DE ALMEIDA - MATEMÁTICA.pdf1.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.