Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6137
Authors: Almeida, Barbara Melissa Barbosa Marcondes de
metadata.dc.contributor.advisor: Bodnar, Roseli
Title: O mito de Medeia e a peça Medeia de Eurípides: na sala de aula
Keywords: Mito. Tragédia grega. Medeia. Eurípides. Myth. Greek tragedy
Issue Date: 14-Dec-2020
Citation: ALMEIDA, Barbara Melissa Barbosa Marcondes de. O mito de Medeia e a peça Medeia de Eurípides: na sala de aula.2021.128f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem por objetivo propor uma reflexão sobre a obra Medeia (431 a. C.), de Eurípides, tendo como base algumas considerações teóricas sobre a tragédia grega, sua gênese e suas particularidades. A pesquisa tem como propósito analisar a relação do mito Medeia com a peça de Eurípides ao investigar a construção da personagem Medeia, presente na obra trágica, alicerçada no mito homônimo, buscando compreender a sua influência na obra de Eurípides, bem como as relações entre mito e literatura na Atenas do século V a.C. Também, tratará Eurípides no Século V a.C. e seu trabalho como filósofo e grande inovador, sua relação com a sofística e com o mito tradicional e a religião, além da contemporaneidade da peça Medeia e a releitura de Medeia em textos atuais, com ênfase na relação entre mito e literatura, sem deixar de questionar a importância desse mito e dessa tragédia para a atualidade. E, por fim, apresentar- se-á material paradidático sugestivo com ideias diversificadas, que podem ser entrelaçadas por meio da presente pesquisa, bem como com o resultado dela, tendo como público-alvo, principalmente, professores e alunos do ensino fundamental e médio. Este material teve como finalidade trazer uma proposta contextualizada e interdisciplinar para uso em sala de aula, na intenção de auxiliar o professor com uma abordagem contextualizada do mito e da tragédia grega Medeia. Desse modo, foi sugerido um material de apoio com ideias interdisciplinares, abarcando o ensino híbrido sem deixar de ser compatível com os princípios e orientações curriculares contemporâneas do ensino de Literatura e de Filosofia.
Abstract: This study has a view to propose reflectance on Medea (431 b. C.) by Euripides based on some theoretical considerations regarding the Greek tragedy, its genesis and particularities. The research aims to analyze the relation between the myth of Medea and Euripides` play investigating the construction of Medea as a character which is present in the tragic piece based on the homonymous myth and literature in the V century b. C. It is also V century Euripides and his work as a philosopher and bright innovator in consonance with sophistic construction, the traditional myth and religion and the contemporaneity of Medea as a play and its presence in contemporary media with emphasis on the relation between myth and literature while questioning this myth and play`s importance to this generation. Lastly, suggestive side teaching material will be presented with several ideas that may be weaved through the present research, as well as its result. Its target public is mostly mid-school teachers and students. This study has, as its main objective, suggested a contextualized multidisciplinary proposal of its use in classrooms with the intent of helping teachers with a contextualized approach on the Greek tragedy myth of Medea. Thus, it may become back up material with interdisciplinary ideas eligible for hybrid teaching, also compatible with contemporary curricular orientations and principles on literature and philosophy classes.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6137
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Barbara Melissa Barbosa Marcondes de Almeida - Dissertação.pdf1.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.