Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6130
Authors: Nascimento, Jair Severino do
metadata.dc.contributor.advisor: Ludwig, Carlos Roberto
Title: Projeto literário no ensino de literatura na EJA: um bioscópio e o silenciamento da literatura pela BNCC
Keywords: Projeto literário. Obras Literárias Fílmicas. Silenciamento da Literatura. Ensino de Literatura na EJA. Literary project. Filmic Literary Works. Silencing on Literature. Teaching Literature at EJA.
Issue Date: 16-Dec-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras - ProfLetras
Citation: NASCIMENTO, Jair Severino do. Projeto literário no ensino de literatura na EJA: um bioscópio e o silenciamento da literatura pela BNCC.2022.89f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2022.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa apresenta a experiência de projeto literário no ensino de literatura na EJA, retratadas de forma fílmica, numa tentativa de aproximar o aluno das palavras impressas através da cinematográfica. Esses estudos buscam trazer o letramento e sequenciamento literário como processo de ensino aprendizagem nas turmas da EJA, para torná-los leitores que valorizem as diferentes linguagens. Para tanto, coloca-se as seguintes perguntas de pesquisa: é possível desenvolver um trabalho voltado para a leitura e projeto literário com sequência didática de literatura na EJA? O letramento e o projeto literário na sequência didática podem ser utilizados para limar a aliança através desse bioscópio? De que forma ocorre o silenciamento da literatura no Ensino Médio? O objetivo dessa pesquisa é a discutir o ensino de Literatura na EJA, seu silenciamento pela BNCC, apresentando uma proposta de projeto literário no ensino de literatura a partir de obras fílmicas. Para se alcançar os objetivos gerais, foram selecionados os seguintes objetivos específicos: a) fazer uma análise o papel da literatura no ensino na EJA, considerando questões como leitura, letramento literário e sequencia didática; b) discutir o silenciamento da Literatura no ensino da EJA; c) propor um projeto literário no ensino de literatura na EJA de obras literárias e fílmicas para o ensino de literatura na EJA. Assim, a dissertação é desenvolvida sob essa perspectiva de a pesquisa utilizar a literatura alinhada ao cinema para o desenvolvimento dessa proposta. Contamos como instrumentos de pesquisa as discussões de alguns teóricos, tais como Freire (2000), Cosson (2006), Brandão (2018), Pintrich (2003), dentre outros. Os estudos dos referidos autores também corroboraram as análises sobre a elaboração dos materiais a serem utilizados no projeto literário no ensino de literatura na EJA e assim, poder influenciar na prática do ensino de literatura. A presente pesquisa discute também o silenciamento da literatura pela BNCC e pela reforma do ensino médio. Esse silenciamento é verificado, pois a disciplina de literatura foi excluída do currículo pela BNCC e pela reforma do ensino médio, figurando apenas como nove habilidades generalistas na BNCC. Além disso, o ensino de literatura na EJA enfrenta problemas como falta de materiais, carga horária reduzida e ausência de diretrizes curriculares para o ensino de literatura.
Abstract: This research presents the experience of a literary project in the teaching of literature in EJA, portrayed in a filmic way, to bring the student closer to printed words through cinematography. These studies seek to bring literacy and literary sequencing as a teaching-learning process in EJA classes, to make them readers who value different languages. To this end, the following research questions are posed: is it possible to develop a work aimed at reading and a literary project with a didactic sequence of literature in EJA? Can literacy and the literary project in the didactic sequence be used to close the alliance through this bioscope? How does the silencing of literature occur in high school? The objective of this research is to discuss the teaching of Literature in EJA, its silencing by the BNCC, presenting a proposal for a literary project in the teaching of literature based on filmic works. In order to achieve the general objectives, the following specific objectives were selected: a) to analyze the role of literature in teaching in EJA, considering issues such as reading, literary literacy and didactic sequence; b) discuss the silencing of Literature in the teaching of EJA; c) propose a literary project in the teaching of literature in the EJA of literary and filmic works for the teaching of literature in the EJA. Thus, the dissertation is developed under this perspective of the research using literature aligned with cinema for the development of this proposal. We count as research instruments the discussions of some theorists, such as Freire (2000), Cosson (2006), Brandão (2018), Pintrich (2003), among others. The studies of these authors also corroborated the analyzes on the elaboration of the materials to be used in the literary project in the teaching of literature in EJA and, thus, being able to influence the practice of teaching literature. This research also discusses the silencing of literature by the BNCC and by the reform of secondary education. This silencing is verified, as the discipline of literature was excluded from the curriculum by the BNCC and by the reform of secondary education, appearing only as nine generalist skills in the BNCC. In addition, teaching literature in EJA faces problems such as lack of materials, reduced workload, and lack of curricular guidelines for teaching literature.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6130
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jair Severino do Nascimento - Dissertação.pdf1.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.