Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5511
Autor(a): Cruz, Walter Walentino da
Orientador: Barbosa, Alessandro Tomaz
Título: A etnomatemática e o pensamento decolonial:
Palavras-chave: Colonialidade do saber;Currículo de Matemática;Prática Docente;Coloniality of knowledge;Mathematics Curriculum;Teaching Practice.
Data do documento: 3-Ago-2023
Citação: CRUZ, Walter Walentino da. A etnomatemática e o pensamento decolonial: diálogos e reflexões sobre as propostas curriculares para a educação básica. 2022. 142 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
Resumo: A presente pesquisa se insere na linha de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática, cognição e currículo, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim), da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Essa pesquisa teve como motivação inicial a curiosidade sobre a Etnomatemática e como poderia contribuir com o ensino de Matemática no processo de fortalecimento cultural. O estudo desenvolvido buscou investigar e refletir sobre as possibilidades de articulação entre o Pensamento Decolonial, a Etnomatemática e a Aprendizagem Matemática. O problema central de pesquisa se constitui do seguinte modo: Como os documentos curriculares (Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular do Tocantins (DCT)) vêm sendo implementado no ensino de Matemática de duas escolas públicas localizadas na cidade de Palmas-TO? Associado a essa questão, buscamos como objetivo geral da pesquisa: compreender a implementação dos documentos curriculares BNCC e o DCT para o ensino de Matemática de duas escolas públicas localizadas na cidade de Palmas-TO. A presente pesquisa se constituiu por uma abordagem qualitativa de pesquisa, pautada na metodologia do tipo Estudo de Caso. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas do município de Palmas-TO com 8 professores de Matemática, sendo estruturada em três momentos: Aplicação de questionário via Google Formulários, entrevistas via Google Meet e/ou presencial e estudo dos sentidos produzidos em respeito à implementação dos documentos curriculares BNCC e DCT. Apontamos que o diálogo entre o Programa Etnomatemática e o Pensamento Decolonial caminham para uma perspectiva que expressa uma forma outra de ler o mundo e de compreender a realidade, permitindo des-subalternizar saberes e expandir horizontes decoloniais. Juntos, possibilitam criar um terceiro espaço de análise e leitura de mundo, de tal forma que esse terceiro espaço não significa uma simples mistura das duas vertentes teóricas, mas uma superação do que cada uma dessas perspectivas pode oferecer para a condução de um processo de ensino e aprendizagem que vise uma educação emancipatória e libertária. Em relação à implementação dos documentos curriculares, percebe-se que a contextualização apresentada na BNCC direciona a aprendizagem para uma formação trabalhista, pautado no desenvolvimento de competências com um caráter normativo que se aproxima de uma concepção neoliberal e de colonialidade. Quanto aos resultados do questionário e das entrevistas realizadas com os professores, observamos que mesmo com a pressão de órgãos governamentais para implementação do currículo oficial da forma que foi apresentado, os docentes resistem com ações de fortalecimento sociocultural e de emancipação com o educando. Assim, buscamos com esta pesquisa discutir caminhos para o rompimento do autoritarismo e da hegemonia epistêmica europeia que historicamente vêm dominando e impondo uma única forma de pensar à educação no sul global via documentos curriculares.
Abstract: This research is part of the research line Science and Mathematics Teaching, cognition and curriculum, of the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching (PPGecim), at Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). This research had as its initial motivation the curiosity about Ethnomathematics and how it could contribute to the teaching of Mathematics in the process of cultural strengthening. The developed study sought to investigate and reflect on the possibilities of articulation between Decolonial Thought, Ethnomathematics and Mathematics Learning. The central problem of research is as follows: How have the curricular documents (National Base of Commom Curriculum (BNCC) and the Tocantins Curriculum Document (DCT)) been implemented in the teaching of Mathematics in two public schools located in the city of Palmas-TO? In association with this issue, we sought as a general objective of the research: to understand the implementation of the BNCC and DCT curriculum documents for the teaching of Mathematics in two public schools located in the city of Palmas-TO. This research consisted of a qualitative research approach, based on the methodology of the Case Study type. The research was carried out in two public schools in the city of Palmas- TO with 8 Mathematics teachers, being performed in three moments: Application of a questionnaire via Google Forms, interviews via Google Meet and/or face-to-face and study of the meanings produced regarding the implementation of the BNCC and DCT curriculum documents. We point out that the dialogue between the Ethnomathematics Program and Decolonial Thinking move towards a perspective that expresses a different way of reading the world and understanding reality, allowing to de-subalternize knowledge and expand decolonial horizons. Together, they make it possible to create a third space for analyzing and reading the world, in such a way that this third space does not mean a simple mixture of the two theoretical strends, but an overcoming of what each of these perspectives can offer for conducting a teaching and learning process that aims at an emancipatory and libertarian education. Regarding the implementation of curriculum documents, it is clear that the contextualization presented in the BNCC directs learning towards a labor training, based on the development of competences with a normative character that approaches a neoliberal conception and coloniality. As for the results of the questionnaire and interviews with teachers, we observed that even with pressure from government agencies to implement the official curriculum in the way it was presented, teachers resist with actions of sociocultural strengthening and emancipation with the student. Thus, with this research, we seek to discuss ways to break the European authoritarianism and epistemic hegemony that have historically dominated and imposed a single way of thinking about education in the global south via curricular documents.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5511
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