Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5505
Authors: Abreu, Marta Virgínia de Araújo Batista
metadata.dc.contributor.advisor: Albuquerque, Francisco Edviges
Title: A Universidade Federal do Tocantins e as políticas públicas de democratização do acesso e permanência de indígenas no ensino superior.
Keywords: Políticas públicas;Permanência estudantil;Estudantes indígenas;Acesso;Universidade;Public policy;Student stay;Indigenous students;Access;University.
Issue Date: 3-Aug-2023
Citation: ABREU, Marta Virgínia de Araújo Batista. A Universidade Federal do Tocantins e as políticas públicas de democratização do acesso e permanência de indígenas no ensino superior. 2022. 258 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Esta tese discorre sobre políticas públicas para indígenas na Universidade Federal do Tocantins (UFT), problematizando as conquistas e os avanços de universitários indígenas no Ensino Superior. Procuramos analisar como se dá a implementação de políticas públicas voltadas para os indígenas na Universidade Federal do Tocantins, bem como as ações e os projetos que essa universidade tem desenvolvido para garantir os direitos dos povos tradicionais, no que se refere ao Ensino Superior. Buscamos conhecer o processo histórico de elaboração de políticas públicas para indígenas no Ensino Superior, que garantiu as conquistas como o direito a uma educação específica e diferenciada, inclusive nas universidades. Foram tomados como corpus de estudo a Resolução Consepe/UFT no 3A/2004, a Resolução Consuni/UFT no 14/2013, a Resolução do Consuni/UFT no 26/2017, o Relatório de Gestão 2020, os Editais dos Vestibulares da UFT de 2019.1 e 2019.2, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFT 2016-2020 e os Relatórios do Sistema de Informações Educacionais (SIE) no 16.11.14 e no 16.11.03. Em nossa pesquisa, empregamos a abordagem metodológica da pesquisa quali-quantitativa, utilizando a técnica da pesquisa documental. Para melhor análise de nosso estudo, fizemos um levantamento bibliográfico, com referenciais teóricos sobre educação superior indígena, políticas públicas educacionais e ações afirmativas. Apresentamos dados sobre a situação acadêmica dos estudantes indígenas para entendermos os resultados dos programas de assistência estudantil e se esses têm atendido às expectativas e necessidades desses estudantes. A geração de dados foi realizada por meio do SIE. Essas informações permitem realizar a análise da situação acadêmica e contribuem com o momento da definição de metas e estratégias para solucionar problemas de reprovação e retenção, fatores que dificultam a permanência na universidade. As informações foram analisadas sob ótica dos Documentos Institucionais (Resoluções, Normativas Internas, Estatutos) e Legislação Federal. Esses documentos foram fundamentais na busca de dados para dar base ao nosso estudo. Dentre os resultados, a análise dos dados nos revelou que a universidade tem reunido esforços para garantir a permanência exitosa dos indígenas que ingressam nessa instituição, ofertando programas de assistência estudantil. No entanto, os índices mostram que, assim como grande parte dos estudantes em geral, alguns estudantes indígenas apresentam uma certa dificuldade em relação ao rendimento acadêmico e, por isso, é urgente a implementação de ações que contribuam com o combate à evasão e garantam a permanência com êxito, até a conclusão do curso.
Abstract: This thesis discusses public policies for indigenous people at the Federal University of Tocantins (UFT), questioning the achievements and advances of indigenous university students in Higher Education. We seek to identify how public policies aimed at indigenous people are implemented at the Federal University of Tocantins, as well as the actions and projects that this university has developed to guarantee the rights of traditional peoples, with regard to Higher Education. We seek to know the historical process of elaborating public policies for indigenous people in Higher Education, which guaranteed achievements such as the right to a specific and differentiated education, including in universities. Consepe/UFT Resolution no 3A/2004, Consuni/UFT Resolution No. 14/2013, Consuni/UFT Resolution no 26/2017, the Management Reporto of 2020, the UFT Entrance Exam Notices of 2019.1 and 2019.2, the Institutional Development Plan (PDI) of UFT 2016-2020 and the Educational Information System Reports (SIE) no 16.11.14 and no 16.11.03. In our research, we used the qualitative-quantitative research methodological approach, using the documental research technique. For a better analysis of our study, we carried out a bibliographic survey, with theoretical references on indigenous higher education, public educational policies and affirmative actions. We present data on the academic situation of indigenous students to understand the results of student assistance programs and whether they have met the expectations and needs of these students. Data generation was performed using the SIE. This information allows for the analysis of the academic situation and contributes to the definition of goals and strategies to solve problems of failure and retention, factors that make it difficult to stay at the university. The information was analyzed from the perspective of Institutional Documents (Resolutions, Internal Regulations, Statutes) and Federal Legislation. These documents were fundamental in the search for data to support our study. Among the results, data analysis revealed that the university has joined efforts to ensure the successful permanence of indigenous people who enter this institution, offering student assistance programs. However, the indexes show that, like most students in general, some indigenous students have some difficulty in terms of academic performance and, therefore, it is urgent to implement actions that contribute to the fight against dropout and guarantee the successful stay until completion of the course.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5505
Appears in Collections:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

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