Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5497
Autor(a): Santos, Eloiza Marinho dos
Orientador: Pinho, Maria José de
Título: Letramento acadêmico na formação inicial do pedagogo:
Palavras-chave: Paradigma Emergente;Interdisciplinaridade;Letramento Acadêmico;Curso de Pedagogia UFMA/CCSST;Emerging Paradigm;Interdisciplinarity;Academic Literacy;UFMA/CCSST Pedagogy Course.
Data do documento: 2-Ago-2023
Citação: SANTOS, Eloiza Marinho dos. Letramento acadêmico na formação inicial do pedagogo: uma análise a partir da perspectiva do paradigma emergente, sob a ótica da interdisciplinaridade. 2022. 267 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
Resumo: Esta tese trata do letramento em contexto acadêmico à luz do paradigma emergente sob a ótica da interdisciplinaridade. Responde ao problema: Como as práticas de escrita desenvolvidas por estudantes ingressantes no curso de Pedagogia da UFMA/CCSST favorecem os processos de letramento acadêmico, considerando a perspectiva do paradigma emergente, sob a ótica da interdisciplinaridade? Tem como objetivo geral analisar, a partir da perspectiva do paradigma emergente, sob a ótica da interdisciplinaridade, como as práticas de escrita desenvolvidas por estudantes, durante os dois primeiros períodos do curso de Pedagogia da UFMA/CCSST, favorecem o processo de letramento acadêmico. Elegemos como lócus o curso de Pedagogia da UFMA, em Imperatriz-MA, e como participantes, dez estudantes ingressantes no curso, em 2019. Pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, tem como corpus para geração de dados: análise documental; questionário aberto; entrevistas semiestruturadas; e observação não participante. Como referencial teórico recorremos, dentre outros, aos autores: Capra (2006a; 2006b); D’Ambrósio (2001); Fazenda (1992; 1999; 2002; 2003; 2008; 2013; 2014; 2015); Freire (1977; 1989; 2000; 2005); Gusdorf (1976; 1983); Japiassu (1976; 2016); Kleiman (1995); Moraes (1996; 2008a; 2008b; 2011); Morin (1996a; 1996b; 2002; 2005; 2008); Petraglia (2001); Santos (2018); Soares (2004; 2014); Sommerman (2003; 2008); Street (2014); Tfouni (2002). O tratamento dos dados foi realizado pela análise de conteúdo e como resultados destacamos que os estudantes percebem suas experiências de escrita na educação básica como insuficientes para garantir o domínio da escrita acadêmica. Têm dificuldade em lidar com a autonomia e buscam segurança na tutela dos professores. As orientações com acompanhamento durante o processo de escrita e com devolutivas foram apontadas como as metodologias que mais favoreceram o desenvolvimento da escrita. As experiências de letramento no curso convergem para o modelo autônomo, desenvolvem habilidades de escrita individuais, enfatizando aspectos técnicos, normativos, entendendo que o estudante, ao adquirir tais conhecimentos poderia engajar-se em outros contextos letrados, independentemente das convenções que normatizam a escrita nesses contextos. A disciplinarização do currículo fortalece a fragmentação, dificultando cooperação e diálogo interdisciplinar. Confirmamos nossa tese de que a disciplinarização e hierarquização do conhecimento linguístico limitado, na educação básica, à Língua Portuguesa que impõe suas regras se invalidam diante da escrita no ensino superior que precisa atender aos diferentes componentes curriculares em situações e/ou eventos diversos, mobilizando múltiplos conhecimentos.
Abstract: This thesis deals with literacy in an academic context in the light of the emerging paradigm from the perspective of interdisciplinarity. It answers the problem question: How do writing practices developed by students entering the Pedagogy course at UFMA/CCSST, favor academic literacy processes, considering the perspective of the emerging paradigm, under the view of interdisciplinarity? Its general objective is to analyze, from the perspective of the emerging paradigm, under the view of interdisciplinarity, how the writing practices developed by students, during the first two terms of the Pedagogy course at UFMA/CCSST, favor the process of academic literacy. We chose as locus, the UFMA Pedagogy course, in Imperatriz- MA and as participants, ten students entering the course, in 2019. Research with a qualitative approach, of the type case study, has as corpus for data generation: document analysis; open questionnaire; semi-structured interviews; and non-participant observation. As a theoretical reference, we resorted, among others, to the authors: Capra (2006a; 2006b); D'Ambrósio (2001); Fazenda (1992;1999; 2002; 2003; 2008; 2013; 2014; 2015); Freire (1977; 1989; 2000; 2005); Gusdorf (1976; 1983); Japiassu (1976; 2016); Kleiman (1995); Moraes (1996; 2008a; 2008b; 2011); Morin (1996a; 1996b; 2002; 2005; 2008); Petraglia (2001); Saints (2018); Soares (2004; 2014); Sommerman (2003; 2008); Street (2014); Tfouni (2002). Data processing was carried out through content analysis and, as a result, we highlight that students perceive their writing experiences in basic education to be insufficient to guarantee mastery of academic writing. They have difficulty dealing with autonomy; they seek security in the tutorship of teachers. Guidance with follow-up during the writing process and feedback was identified as the methodology that most favored the development of writing. The literacy experiences in the course converge to the autonomous model, they develop individual writing skills, emphasizing technical, normative aspects, comprehending that the student, by acquiring such knowledge, could engage in other literate contexts, regardless of the conventions that regulate writing in these contexts. Disciplining the curriculum strengthens fragmentation, making interdisciplinary cooperation and dialogue difficult. We confirm our thesis that the disciplinarization and hierarchization of limited linguistic knowledge, in basic education, to the Portuguese language that imposes its rules, are invalidated in the face of writing in higher education that needs to meet the different curricular components in different situations and/or events, mobilizing multiple knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5497
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

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