Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5495
Authors: Barros, Leicijane da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Castiglioni, Ana Cláudia
Title: Formação continuada de professores dos anos iniciais:
Keywords: Terminologia;Teoria Comunicativa da Terminologia;Termos;Formação Continuada de Professores;Terminology;Communicative Theory of Terminology;Terms;Continuing Teacher ́s Education.
Issue Date: 2-Aug-2023
Citation: BARROS, Leicijane da Silva. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS:a tessitura de uma terminologia. 2022. 276 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como principal objetivo identificar e analisar a terminologia do domínio da Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por meio da apresentação de um sistema de conceitos do conjunto terminológico estudado, de um protótipo de glossário deste campo de especialidade, bem como da análise das principais configurações linguísticas que formam a terminologia desta área. A tese se fundamenta nos pressupostos teóricos das Ciências do Léxico (BARBOSA, 1996, 1999, 2005; BARROS, 2004; BIDERMAN, 2001, 2006; CABRÉ, 1993, 1998, 1999, 2002; FAULSTICH, 1995, 2006; KRIEGER; FINATTO, 2020) e da Linguística de Corpus (BERBER SARDINHA, 2000, 2004; SÁNCHEZ, 1995; SINCLAIR; 1991). Os procedimentos metodológicos foram norteados pela Teoria Comunicativa da Terminologia - TCT (CABRÉ, 1999) e pela Linguística de Corpus (BERBER SARDINHA, 2000, 2004). Foram empregadas duas ferramentas computacionais para processamento do corpus, extração e análise dos termos: BootCaT e AntConc. Utilizou-se um corpus constituído por 157 materiais, entre textos e documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), além de teses, dissertações e artigos que versam sobre a temática em estudo. Com o auxílio de especialistas da área, foram validados 2.851 termos, os quais foram distribuídos em três subdomínios para facilitar o acesso de seus consulentes, a saber: conhecimentos linguísticos, conhecimentos matemáticos e conhecimentos didático-educacionais. Após a identificação dos termos do domínio de especialidade em estudo, apresentamos um protótipo de glossário da área. A análise demonstrou que o perfil terminológico do domínio estudado é formado, em sua maioria, por termos complexos, de base substantival e que a derivação sufixal foi o processo de formação mais produtivo na constituição dos termos simples do conjunto terminológico analisado. Destacam-se também os estrangeirismos, especialmente, entre os gêneros discursivos digitais, em função da influência dos avanços tecnológicos e rápida disseminação nas redes sociais, bem como uma significativa ocorrência de siglas, com predominância para a acronímia. A relevância dessa pesquisa reside na identificação da terminologia da formação continuada de professores dos anos iniciais, estabelecendo-se possíveis fronteiras com outras áreas similares, o que esperamos que possa contribuir para o desenvolvimento de estudos futuros. Ademais, almejamos que esta investigação possa servir de referência para a elaboração de objetos terminográficos desse domínio do conhecimento e, sobretudo, que possa auxiliar cursos de formação continuada de professores, no que se refere ao acesso, mesmo que a posteriori, a um produto que poderá subsidiar a prática de formadores/orientadores de estudos e dos educadores que atuam nos anos iniciais, em sua maioria pedagogos, cuja efetividade do trabalho desenvolvido, por muitas vezes é comprometida pelo desconhecimento de termos e conceitos específicos da área em estudo.
Abstract: This research aims to identify and analyze the terminology of the domain of Continuing Education for Teachers in Elementary School ́s Early Years, through the presentation of a system of concepts of the terminological set studied, of a prototype of field glossary of this specialty, as well as the analysis of the main linguistic configurations that form the terminology of this area. The thesis is based on the theoretical assumptions of Lexicon Sciences (BARBOSA, 1996, 1999, 2005; BARROS, 2004; BIDERMAN, 2001, 2006; CABRÉ, 1993, 1998, 1999, 2002; FAULSTICH, 1995, 2006; KRIEGER; FINATTO, 2020) and Corpus Linguistics (BERBER SARDINHA, 2000, 2004; SÁNCHEZ, 1995; SINCLAIR; 1991). The methodological procedures were guided by the Communicative Theory of Terminology - CTT (CABRÉ, 1999) and Corpus Linguistics (BERBER SARDINHA, 2000, 2004). Two computational tools were used for corpus processing, extraction and analysis of terms: BootCaT and AntConc. A corpus consisting of 157 materials was used, including texts and official documents published by Ministry of Education (MEC), National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) and Center for Literacy, Reading and Writing (Ceale), in addition to theses, dissertations and articles that deal with the subject under study. With the expert help in the field, 2,851 terms were validated, which were distributed into three subdomains to facilitate access by its consultants, namely: linguistic knowledge, mathematical knowledge and didactic educational knowledge. After identifying the terms of the specialty domain under study, we present a prototype of glossary of the area. The analyzes demonstrated that the terminological profile of the studied domain is formed, mostly, by complex terms, with a substantive base and that the suffix derivation was the most productive formation process in the constitution of the simple terms of terminological set analyzed. Loanwords also stand out, especially among discursive practices on web, due to the influence of technological advances and rapid dissemination in social networks, as well as a significant occurrence of abbreviation, with a predominance of acronyms. The relevance of this research lies in identifying the terminology of continuing education for teachers in early years, establishing possible boundaries with other similar areas, which we hope to contribute to the development of future studies. In addition, we hope that this investigation may serve as a reference for the elaboration of terminographical objects in this field of knowledge and, above all, that it may help the continuing education courses for teachers, with regard to access, even if a posteriori, to a product that will be able to subsidize the practice of trainers/study advisors and educators who work in early years, mostly pedagogues, whose effectiveness of the work developed is often compromised by lack of knowledge of specific terms and concepts in the area under study.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5495
Appears in Collections:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEICIJANE DA SILVA BARROS - TESE.pdf3.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.