Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5477
Autor(a): Souza , Núbia Maria Soares de
Orientador: Carvalho, Roberto Francisco de
Título: Gestão do sistema municipal de educação de Lagoa da Confusão/TO: diagnóstico e prognóstico acerca da concepção/prática (anti) democrática
Palavras-chave: Gestão democrática; Participação; Gestão dos sistemas de ensino; Tocantins; Sistema Municipal de Lagoa da Confusão; Democratic management; Participation; Management of education systems; Tocantins; Municipal System of Lagoa da Confusao
Data do documento: 10-Ago-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citação: SOUZA, Núbia Maria Soares de. Gestão do sistema municipal de educação de Lagoa da Confusão/TO: diagnóstico e prognóstico acerca da concepção/prática (anti) democrática. 2022. 99f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2022.
Resumo: A presente pesquisa aborda a gestão do sistema municipal de educação de Lagoa da Confusão/TO. O ponto de partida do estudo abrangeu a discussão sobre o processo de institucionalização do princípio constitucional da gestão democrática dos sistemas de ensino público pós 1990 situado no contexto das políticas públicas e administração educacional no Brasil. Tem como objetivo geral desvelar a concepção de gestão orientadora do Sistema Municipal de Educação/Ensino de Lagoa da Confusão/TO, no contexto geral da educação Brasileira. Trata-se uma pesquisa de perspectiva crítico-dialética que abrange a pesquisa bibliográfica e documental. O estudo explicitou a concepção estratégico-gerencial que, predominantemente, norteia a gestão dos sistemas de educação/ensino no Brasil a partir de 1990, embora tensionada pela perspectiva democrático-participativa, e identificou que os fundamentos nacionais da gestão dos sistemas, também, aparecem no processo de gestão do sistema municipal de ensino de Lagoa da Confusão. Frente ao exposto o estudo evidenciou que a gestão do sistema de ensino de Lagoa da Confusão ainda carece de muitas ações para a sua democratização como política educacional e, para tanto, requer, entre outros aspectos, um plano de ação que busque superar os entraves antidemocráticos existentes no sentido de cumprir o que estabelece a meta 19 do PNE 2014-2024.
Abstract: This research addresses the management of the municipal education system in Lagoa da Confusao/TO. The starting point of the study covered the discussion about the institutionalization process of the constitutional principle of democratic management of public education systems after 1990, situated in the context of public policies and educational administration in Brazil. Its general objective is to unveil the concept of guiding management of the Municipal Education/Teaching System of Lagoa da Confusao/TO, in the general context of Brazilian education. It is a critical-dialectical perspective research that includes bibliographic and documentary research. The study explained the strategic-managerial concept that, predominantly, guides the management of education/teaching systems in Brazil from 1990 onwards, although tensioned by the democratic-participatory perspective, and identified that the national foundations of systems management also appear in the management process of the municipal education system of Lagoa da Confusao. In view of the above, the study showed that the management of the education system of Lagoa da Confusao still lacks of many actions for its democratization as an educational policy and, for that, requires, among other aspects, an action plan that seeks to overcome the existing anti- democratic obstacles in order to fulfill what establishes the goal 19 of the PNE 2014-2024.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5477
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