Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/544
Authors: Souto, Silvia Barroso Gomes
metadata.dc.contributor.advisor: Collicchio, Erich
Title: Caracterização e análise da logística de transporte do etanol nas regiões potenciais ao desenvolvimento do setor sucroalcooleiro no Estado do Tocantins
Keywords: Modais de transporte;Biocombustível;Cana-de-açúcar;Transportation modals;Biofuels;Sugar cane
Issue Date: 5-Jul-2013
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Agroenergia - PPGA
Citation: SOUTO, Silvia Barroso Gomes. Caracterização e análise da logística de transporte do etanol nas regiões potenciais ao desenvolvimento do setor sucroalcooleiro no Estado do Tocantins.2013.127f. Dissertação (Mestrado em Agroenergia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Agroenergia, Palmas, 2013.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo objetivou caracterizar a logística de transporte do Estado do Tocantins, para a distribuição do etanol levando em consideração o modal rodoviário e ferroviário. Para atender a este objetivo, esta pesquisa quanto aos fins foi do tipo descritiva. O procedimento de coleta de dados foi dividido em duas etapas: a primeira etapa consistiu na realização de pesquisa bibliográfica e documental, que deram apoio ao desenvolvimento do referencial teórico e análise dos resultados do trabalho. Na segunda etapa deste trabalho foi realizada a pesquisa de campo, onde foram aplicados questionários junto a profissionais especializados na área e feitas entrevistas a gestores públicos. No que se refere à análise dos dados e interpretação dos resultados realizou-se uma abordagem qualitativa. Os resultados apresentaram enfoque regional, compreendendo a caracterização da logística do modal rodoviário e ferroviário e a caracterização da logística de transporte das regiões potenciais identificadas por Collicchio (2008). Descrevendo os principais parâmetros referentes à produção agroindustrial da cana-de-açúcar e os parâmetros referentes à logística de transporte de etanol. Concluiu-se que o modal rodoviário é o mais utilizado para a movimentação da logística do setor agrícola em estudo, no entanto, o sistema ferroviário depois de concluído será um importante modal para o transporte de etanol no Tocantins. A caracterização da logística se mostrou importante instrumento para conhecer a região em estudo e para identificar quais os fatores que interferem na logística local, possibilitando ações de melhoria. Espera-se que os estudos na área da logística do setor sucroalcooleiro para produção de etanol ainda possam viabilizar muitas melhorias ao sistema como um todo, minimizando os custos logísticos e contribuindo para o desenvolvimento do setor.
Abstract: The present study aimed to characterize the transport logistics of the State of Tocantins, for the distribution of ethanol taking into account the modals road and rail. To meet this goal, this research as the purpose was descriptive. The procedure for data collection was divided into two stages: the first stage consisted of literature and documents, which have supported the development of the theoretical analysis and the results of the work. In the second stage of this work was carried out field research where questionnaires were administered with professionals specialized in the area and made interviews with public managers. As regards the analysis of data and interpretation of the results was carried out a qualitative approach. The results showed regional focus, including the characterization of logistics modal road and rail and the characterization of the transport logistics of the potential regions identified by Collicchio (2008). Describing the main parameters for agroindustrial production of cane sugar and the parameters related to the logistics of transporting ethanol. It was concluded that road transport is the most used for handling the logistics of the agricultural sector in the study, however, the rail system will be completed after a major modal to transport ethanol in Tocantins. The characterization of the logistics proved important tool to explore the region under study and to identify the factors that affect the local logistics, enabling improvement actions. It is hoped that studies in logistics sector sugarcane for ethanol production may still facilitate many improvements to the system as a whole, minimizing logistics costs and contributing to the development of the sector.
URI: http://hdl.handle.net/11612/544
Appears in Collections:Mestrado em Agroenergia

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