Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5422
Autor(a): Rosa, Ana Júlia de Almeida
Orientador: Oliveira, Antonio Miranda de
Título: Campesinato e livro didático em Miranorte
Palavras-chave: Campesinato;Livro didático;Representações sociais;Educação rural
Data do documento: 23-Jun-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: ROSA, Ana Júlia de Almeida. Campesinato e livro didático em Miranorte. 2020. 91 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023.
Resumo: Esse estudo tem como tema campesinato e livro didático em Miranorte -Tocantins. Seu objetivo geral foi analisar as representações sociais acerca do campesinato a partir do livro didático dos anos iniciais utilizados na rede de ensino municipal de Miranorte-TO. Seus objetivos específicos: analisar o livro didático de geografia utilizado pelos alunos do 3º ano C, descrever quais conteúdos presentes no livro que estão relacionados ao camponês e discutir as origens do campesinato e a situação atual e que representações acerca dessa população perpassam o livro didático de geografia dos anos iniciais utilizado na rede municipal de ensino de Miranorte. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo para a compreensão teórica acerca do tema. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola urbana, com o uso da entrevista com docentes, observação em sala e estudo do PPP da escola e analise do livro didático de geografia do 3º ano C. As reflexões indicam que a escola fez opção pelo uso de um livro didático que fortalece a invisibilidade do campesinato e representações sociais marginalizadoras acerca das crianças oriundas do campo, inclusive pensando o campesinato como uma categoria em extinção.
Abstract: This study has the theme of peasantry and textbook in Miranorte -Tocantins. Its general objective was to analyze the social representations about the peasantry from the textbook of the early years used in the municipal education network of Miranorte-TO. Its specific objectives: to analyze the geography textbook used by students of the 3rd year C, to describe what contents in the book are related to the peasant and to discuss the origins of the peasantry and the current situation and what representations about this population run through the textbook of geography of the early years used in the municipal school system of Miranorte. It is a qualitative, bibliographic and field research for theoretical understanding of the topic. The field research was carried out in an urban school, using the interview with teachers, classroom observation and study of the school's PPP and analysis of the 3rd year geography textbook C. The reflections indicate that the school chose to use from a textbook that strengthens the invisibility of the peasantry and marginalizing social representations of children from the countryside, including thinking of the peasantry as an endangered category.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5422
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