Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5365
Authors: Nunes, Jozana Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Antonio Miranda de
Title: A monitoria nos cursos de formação de professores: um relato de experiência no curso de Pedagogia do campus de Miracema da Universidade Federal do Tocantins
Keywords: Monitoria;Monitor;Formação acadêmica
Issue Date: 9-May-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: NUNES, Jozana Ribeiro. A monitoria nos cursos de formação de professores: um relato de experiência no curso de Pedagogia do campus de Miracema da Universidade Federal do Tocantins. 2022. 60 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa analisa a importância da monitoria acadêmica no curso de Pedagogia da UFT/campus de Miracema. Para tanto foi elaborado o seguinte problema de pesquisa: em que consiste o papel do monitor no apoio à aprendizagem de acadêmicos do Ensino Superior no curso de Pedagogia? Como objetivo geral tentamos compreender historicamente as particularidades do papel de monitor no curso de formação de professores. Tendo como objetivos específicos: a) Distinguir as especificidades dos diferentes programas de monitoria do curso de Pedagogia (PIM, PIMI, PIIP) e descrever seus impactos para a formação de futuros professores; b) Caracterizar o papel do monitor do campus de Miracema e relacionar com a importância do curso de pedagogia; c) Refletir a respeito da importância da experiência de monitoria para a formação dos futuros professores; d) Relatar um caso de experiencia de monitoria no PIP/CIPed 2021. Esta pesquisa, é de caráter qualitativa exploratória, e os estudos foram desenvolvidos com base em uma pesquisa documental feita no site oficial da UFT, e de uma pesquisa de campo feita virtualmente com monitores e discentes. Os resultados apontam que a monitoria é uma atividade de suma importância para os acadêmicos do curso de Pedagogia. Os dados apontam que esta pratica proporciona uma melhora no quadro geral de dificuldades enfrentadas por esses estudantes.
Abstract: This research analyzes the importance of academic monitoring in the Pedagogy course at UFT/Campus Miracema. For that, the following research problem was elaborated: what is the role of the monitor in supporting the learning of Higher Education students in the Pedagogy course? As a general objective, we try to historically understand the particularities of the monitor's role in the teacher training course. With the following specific objectives: a) Distinguish the specificities of the different Pedagogy course monitoring programs (PIM, PIMI, PIIP) and describe their impacts on the training of future teachers; b) Characterize the role of the monitor on the Miracema campus and relate it to the importance of the pedagogy course; c) Reflect on the importance of the monitoring experience for the training of future teachers; d) Report a case of monitoring experience at PIP/CIPed 2021. This research is of an exploratory qualitative nature, and the studies were developed based on a documentary research carried out on the official UFT website, and a field survey carried out virtually with monitors and students. The results show that monitoring is a very important activity for academics in the Pedagogy course. The data indicate that this practice provides an improvement in the general picture of difficulties faced by these students.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5365
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jozana Ribeiro Nunes - Monografia.pdf1.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.