Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5210
Autor(a): Silva, Dimas Henrique Pereira de Oliveira
Orientador: Batista-Santos, Dalve Oliveira
Título: Por uma prática dialógica de leitura na universidade: contribuições para formação do sujeito-leitor-responsivo
Palavras-chave: Dialogismo; Leitura; Novos Estudos do Letramento; Letramento Acadêmico; Pensar Alto em Grupo; Dialogism; Reading; New Studies Literacy; Academic Literacy; Think Aloud in Groups
Data do documento: 7-Dez-2022
Citação: SILVA, Dimas Henrique Pereira de Oliveira. Por uma prática dialógica de leitura na universidade: contribuições para formação do sujeito-leitor-responsivo.2022.229f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2022.
Resumo: O objetivo desta dissertação é investigar a prática dialógica de leitura na universidade como possibilitadora da formação do sujeito-leitor-responsivo por meio do Pensar Alto em Grupo - PAG (ZANOTTO, 2014), uma prática de leitura que se apresenta com grande potencial para o desenvolvimento do leitor crítico e responsivo e do professor agente de letramento. Os objetivos específicos são: a) investigar como a prática dialógica do PAG como instrumento e estratégia pedagógica pode contribuir para a formação do sujeito-leitor-responsivo; b) analisar como se dá a orquestração dos múltiplos sentidos no processo de formação do sujeito-leitor-responsivo na prática dialógica de leitura do PAG; c) compreender em que medida a prática de leitura do Pensar Alto em Grupo possibilita a constituição da identidade do professor enquanto agente de letramento. Atrelado aos objetivos acima mencionados, os seguintes questionamentos buscam ser respondidos:1. Em que medida a prática de leitura por meio do “Pensar Alto em Grupo” contribui para formação responsiva e crítica do aluno? 2. Como se dá a orquestração dos múltiplos sentidos no processo de formação do sujeito-leitor-responsivo na prática dialógica de leitura do PAG? 3. Em que medida a prática de leitura do Pensar Alto em Grupo possibilita a constituição da identidade do professor enquanto agente de letramento? Os fundamentos epistemológicos suscitados como base teórica foram o dialogismo e os Novos Estudos do Letramento, de modo que esta pesquisa se insere no paradigma qualitativo-interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2006). Como estratégia metodológica adotou a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) e para a geração de dados, os seguintes métodos: Pensar Alto em Grupo (ZANOTTO, 2014) e diários de leitura (MACHADO, 1998). Os sujeitos de pesquisa foram sete alunas matriculadas no curso de extensão “Letramento Acadêmico: A (re)escrita no desenvolvimento da produção textual”, ofertado pela Universidade Federal do Tocantins, no ano de 2021. As análises foram realizadas a partir dos conceitos e problematizações dos quadros teóricos acima citados. Os dados indicaram que a prática do PAG se apresenta como promissora quando o assunto é a formação de sujeitos-leitores críticos e responsivos, pois ao dar vez e voto àqueles que são mais vulneráveis nas aulas de leitura, os alunos, o PAG promove práticas democráticas de leitura, responsáveis por realizar mudanças nas estruturas usuais das salas de aula nas aulas de leitura. Além disso, verificou-se que nas aulas que utilizam o PAG, a construção dos sentidos se dá de maneira colaborativa e por meio do processo de co-construção (PONTECORVO, 2005)
Abstract: The objective of this dissertation is to investigate the dialogical practice of reading at the university as a enabler of the formation of the subject-reader-responsive through the Group Think-Aloud - GTA (ZANOTTO, 2014), a reading practice that presents itself with great potential for the development of the critical and responsive reader and the teacher literacy agent. The specific objectives are: a)to investigate how the dialogical practice of GTA as an instrument and pedagogical strategy can contribute to the formation of the subject-reader-responsive; b) to analyze how the orchestration of the multiple meanings takes place in the process of formation of the subject-reader-responsive in the dialogical practice of reading the GTA; c) to understand to what extent the practice of reading The High Thinking in Group enables the constitution of the identity of the teacher as an agent of literacy. Tied to the above-mentioned objectives, the following questions seek to be answered: 1 To what extent does the practice of reading through "Thinking High in Group" contribute to responsive and critical training of the student? 2. How is the orchestration of the multiple senses in the process of formation of the subject-reader- responsive in the dialogical practice of reading the PAG? To what extent does the practice of reading The High Thinking in Group allow the constitution of the identity of the teacher as an agent of literacy? The epistemological foundations raised as a theoretical basis were dialogism and the New Studies of Literacy. Thus, this research is part of the qualitative-interpretative paradigm (DENZIN; LINCOLN, 2006). As a methodological strategy, the following methods were adopted as a methodological strategy (THIOLLENT, 2011) and for data generation: Group Think-Aloud (ZANOTTO, 2014) and reading journals (MACHADO, 1998). The research subjects were seven students enrolled in the extension course "Letramento Acadêmico: A (re)escrita no desenvolvimento da produção textual”, offered by the Universidade Federal of Tocantins, in 2021. The analyses were performed based on the concepts and problematizations of the theoretical frameworks mentioned above. The data indicated that the practice of GTA is promising when it comes to the formation of critical and responsive subject-readers, because by giving turn and vote to those who are most vulnerable in reading classes, students, the GTA promotes democratic reading practices, responsible for making changes to the common classroom structures in reading classes. In addition, it was found that in classes that use the PAG, the construction of the senses takes place collaboratively and through the co-construction process (PONTECORVO, 2005).
URI: http://hdl.handle.net/11612/5210
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