Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5001
Authors: Rocha, Maiara Regina Matos da
metadata.dc.contributor.advisor: Pedreira, Carolina Souza
Title: Infância trans: memórias e vivências entre a performatividade de gênero e a gestalt-terapia
Keywords: Infância;Crianças Trans;Memórias;Vivências;Gestalt-Terapia
Issue Date: 10-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: ROCHA, Maiara Regina Matos da. Infância trans: memórias e vivências entre a performatividade de gênero e a gestalt-terapia. 2022. 36 f. Artigo de Graduação (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é uma pesquisa qualitativa que aborda por meio de entrevistas semi-estruturadas, memórias sobre a infância de adultos transgênero, e a partir da narrativa dos(as) participantes, busca compreender os seus processos de interação social e política, bem como conhecer suas histórias e tornando possível analisar como foram suas vivências durante a infância diante a questões de gênero, levando em conta a rede familiar, e as relações interpessoais entre os membro da família, utilizando o referencial metodológico da Gestalt-Terapia para poder a partir do processo de manutenção de equilíbrio e autorregulação de contato com o mundo identificar ajustamentos criativos. A pesquisa se dividiu em três seções que buscam responder como as interações no campo social, político e familiar da criança transgênero podem influenciar no processo de ajustamento criativo inerente às questões de gênero. Dessa forma, identificar os processos de ajustamentos criativos relativos ao gênero na infância de pessoas trans através das memórias e narrativa dos interlocutores.
Abstract: This work is a qualitative research that approaches, through semi-structured interviews, memories about the childhood of transgender adults, and from the narrative of the participants, seeks to understand their processes of social and political interaction, as well as to know their stories and making it possible to analyze how their experiences were during childhood in the face of gender issues, taking into account the family network, and the interpersonal relationships between family members, using the methodological framework of GestaltTherapy to be able to, from the process of maintenance of balance and self-regulation of contact with the world identify creative adjustments. The research was divided into three sections that seek to answer how interactions in the social, political and family field of the transgender child can influence the process of creative adjustment inherent to gender issues. In this way, to identify the processes of creative adjustments related to gender in the childhood of transgender people through the memories and narrative of the interlocutors.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5001
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