Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5000
Autor(a): Rocha, Diêgo de Aguiar
Orientador: Rodrigues, Jean Carlos
Título: O ensino de geografia problematizado a partir das experiências vividas pelo estágio supervisionado no Colégio de Aplicação de Araguaína, Tocantins.
Palavras-chave: Formação docente;Realidade escolar;Geografia
Data do documento: 10-Mar-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: ROCHA, Diêgo de Aguiar. O ensino de geografia problematizado a partir das experiências vividas pelo estágio supervisionado no Colégio de Aplicação de Araguaína, Tocantins. 2016. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
Resumo: Este trabalho discute a importância do estágio supervisionado para o processo de formação do professor no Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Universitário de Araguaína, TO, e também faz uma análise do ensino de geografia na escola, a partir das experiências vividas através do estágio supervisionado no Colégio de Aplicação de Araguaína, TO. Teve por objetivos compreender, através do estágio, o processo de transição entre o acadêmico universitário e o futuro papel de professor; detalhar as condições físicas, didáticas e pedagógicas que a escola oferece para o desenvolvimento do estágio; e relatar as experiências vividas durante o estágio supervisionado, evidenciando as dificuldades e os saberes envolvidos durante o processo de formação do professor de geografia. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico na literatura especializada e também um resgate na memória sobre as experiências vividas pelo estágio. Este estudo possibilitou uma reflexão sobre o estágio no curso de formação de professor de geografia e também sobre o ensino de geografia. Durante o estágio, dificuldades foram enfrentadas como a indisciplina dos alunos, mas também foram construídos saberes para lidar com tal situação. Ainda, percebe-se um ensino de geografia voltado ao uso de conceitos já definidos nos livros, sem que haja uma problematização dos assuntos com a realidade. O estágio permitiu um momento de aprendizagem da realidade escolar, contribuindo para a formação acadêmica.
Abstract: This paper discusses the importance of supervised internship for the formation process of teacher in Graduation in Geography of Federal University of Tocantins (FUT), Campus of Araguaína, TO, and also does an analysis about geography teaching in school, from the experiences lived through supervised internship in School of Application of Araguaína, TO. It had for objectives to understand, through the internship, the transition process between the university academic and the future role of teacher; to detail the physical, educational and pedagogical conditions that the school provides for the development of the internship; and to report the experiences lived during the supervised internship, showing the difficulties and the knowledge involved in the process of formation of geography teacher. For that, it was performed a bibliographic review in the specialized literature and also a rescue in memory about the experiences of internship. This study enabled a reflection about internship in the course of graduation of geography teacher and also about the teaching of geography. During the internship, difficulties were encountered as the indiscipline of the students, but also were acquired knowledge to deal such a situation. Yet, it’s realized a geography teaching focused on the use of concepts already defined in books, without a problematization of issues with reality. The internship allowed a moment of learning of school reality, contributing to academic education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5000
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