Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4793
Authors: BELEZA, Wemerson Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: QUEIROZ, Antônia Marcia Duarte
Title: O uso de jogos e atividades lúdicas como recurso didático no ensino de Geografia
Keywords: Lúdico;Geografia;Ensino;Metodologia;Playful;Geography;Teaching;Methodology
Issue Date: 10-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: BELEZA, Wemerson Sousa. O uso de jogos e atividades lúdicas como recurso didático no ensino de Geografia. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Geografia ) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021
metadata.dc.description.resumo: O estudo em questão, objetivou investigar as características de atividades lúdicas enquanto metodologia em práticas didático-pedagógicas no ensino de Geografia, com o intuito de discutir a sua relevância, como também desenvolver material didático para o ensino e aprendizagem geográfica. Esse trabalho visa atender às dificuldades enfrentadas pela maioria dos estudantes na aquisição de conhecimento e conteúdos relacionados à Geografia. Na perspectiva da melhoria contínua da prática pedagógica utilizada, a pesquisa e o conhecimento de metodologias ativas através do lúdico pode ser uma estratégia para se alcançar uma aprendizagem significativa e contextual. Essa investigação teve como base a análise teórica e a metodologia qualitativa. Acredita-se que essa abordagem temática é propícia para a formação de habilidades pessoais e profissionais para a vida e mudanças para comportamentos que envolvem o papel do aluno. Nesse sentido, o lúdico é uma forma com que os alunos participam das atividades escolares e acadêmicas, com a finalidade de aprendizagem, pois quem brinca também pode agir, sentir, pensar, aprender e se desenvolver
Abstract: The study in question aimed to investigate the characteristics of recreational activities as a methodology in didactic-pedagogical practices in the teaching of Geography, in order to discuss its relevance, as well as to develop didactic material for teaching and geographic learning. This work aims to address the difficulties faced by most students in acquiring knowledge and content related to Geography. From the perspective of continuous improvement of the pedagogical practice used, research and knowledge of active methodologies through play can be a strategy to achieve meaningful and contextual learning. This investigation was based on theoretical analysis and qualitative methodology. It is believed that this thematic approach is conducive to the formation of personal and professional skills for life and changes to behaviors that involve the role of the student. In this sense, play is a way in which students participate in school and academic activities, with the purpose of learning, because those who play can also act, feel, think, learn and develop
URI: http://hdl.handle.net/11612/4793
Appears in Collections:Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WEMERSON SOUSA BELEZA-TCC-GEOGRAFIA.pdf673.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.