Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4793
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Antônia Marcia Duarte-
dc.contributor.authorBELEZA, Wemerson Sousa-
dc.date.accessioned2023-02-10T12:40:53Z-
dc.date.available2023-02-10T12:40:53Z-
dc.date.issued2023-02-10-
dc.identifier.citationBELEZA, Wemerson Sousa. O uso de jogos e atividades lúdicas como recurso didático no ensino de Geografia. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Geografia ) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4793-
dc.description.abstractThe study in question aimed to investigate the characteristics of recreational activities as a methodology in didactic-pedagogical practices in the teaching of Geography, in order to discuss its relevance, as well as to develop didactic material for teaching and geographic learning. This work aims to address the difficulties faced by most students in acquiring knowledge and content related to Geography. From the perspective of continuous improvement of the pedagogical practice used, research and knowledge of active methodologies through play can be a strategy to achieve meaningful and contextual learning. This investigation was based on theoretical analysis and qualitative methodology. It is believed that this thematic approach is conducive to the formation of personal and professional skills for life and changes to behaviors that involve the role of the student. In this sense, play is a way in which students participate in school and academic activities, with the purpose of learning, because those who play can also act, feel, think, learn and developpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectPlayfulpt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.titleO uso de jogos e atividades lúdicas como recurso didático no ensino de Geografiapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor-coLOPEZ, Alberto Pereira-
dc.description.resumoO estudo em questão, objetivou investigar as características de atividades lúdicas enquanto metodologia em práticas didático-pedagógicas no ensino de Geografia, com o intuito de discutir a sua relevância, como também desenvolver material didático para o ensino e aprendizagem geográfica. Esse trabalho visa atender às dificuldades enfrentadas pela maioria dos estudantes na aquisição de conhecimento e conteúdos relacionados à Geografia. Na perspectiva da melhoria contínua da prática pedagógica utilizada, a pesquisa e o conhecimento de metodologias ativas através do lúdico pode ser uma estratégia para se alcançar uma aprendizagem significativa e contextual. Essa investigação teve como base a análise teórica e a metodologia qualitativa. Acredita-se que essa abordagem temática é propícia para a formação de habilidades pessoais e profissionais para a vida e mudanças para comportamentos que envolvem o papel do aluno. Nesse sentido, o lúdico é uma forma com que os alunos participam das atividades escolares e acadêmicas, com a finalidade de aprendizagem, pois quem brinca também pode agir, sentir, pensar, aprender e se desenvolverpt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WEMERSON SOUSA BELEZA-TCC-GEOGRAFIA.pdf673.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.