Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4791
Authors: GONÇALVES, Márcya Dias
metadata.dc.contributor.advisor: CARNEIRO, Rogerio dos Santos
Title: A História da Geometria espacial no ensino: uma análise de livros didáticos e da percepção dos professores de matemática
Keywords: História da Matemática;Professores de Matemática;Ensino de Geometria Espacial;Livros Didáticos;History of Mathematics;Mathematics Teachers;Teaching Spatial Geometry;Didatic books
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: GONÇALVES, Márcya Dias. A História da Geometria espacial no ensino: uma análise de livros didáticos e da percepção dos professores de matemática. 2021 72 f. Trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com intuito de compreender as possibilidades do uso da História da Matemática como recurso metodológico, presente em livros didáticos utilizados pelos professores e estudantes em sala de aula. Para isso, elegemos, como base, alguns teóricos que investigam e analisam a importância da história na Educação Matemática como fator de motivação e contextualização nos livros didáticos no estudo da Matemática. A pesquisa consiste em uma abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, verificando de que modo a história da Matemática está inserida no conteúdo da Geometria Espacial nos livros didáticos e usando procedimentos de pesquisa survey como instrumento de coleta de dados de uma enquete on- line com os professores de Matemática, procurando investigar sua formação e o uso da História da Matemática em sala de aula. O resultado do estudo mostra que o uso da História da Matemática é limitada ao que é apresentado nos livros didáticos, pois se refere a um paradigma tradicional, a principal causa é o pouco conhecimento sobre a História da Matemática, provocado pela falta de mais aprofundamento da disciplina no curso acadêmico e na formação continuada. Isso mostra que a História da Matemática é algo que se encontra apartado da prática profissional dos professores de Matemática.
Abstract: The present work was developed in order to understand the possibilities of using the History of Mathematics as a methodological resource, present in textbooks used by teachers and students in the classroom. For this, we chose, as a basis, some theorists who investigate and analyze the importance of history in Mathematics Education as a motivating and contextualizing factor in textbooks in the study of Mathematics. The research consists of a qualitative bibliographic approach, verifying how the history of Mathematics is inserted in the Spatial Geometry content in textbooks and using survey research procedures as an instrument for collecting data from an online survey with teachers of Mathematics, seeking to investigate its formation and the use of the History of Mathematics in the classroom. The result of the study shows that the use of the History of Mathematics is limited to what is presented in textbooks, as it refers to a traditional paradigm, the main cause being the little knowledge about the History of Mathematics, caused by the lack of more in-depth knowledge of the discipline in the academic course and in continuing education. This shows that the History of Mathematics is something that is separate from the professional practice of Mathematics teachers.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4791
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÁRCYA DIAS GONÇALVES TCC - MATEMÁTICA.pdf2.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.