Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4791
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCARNEIRO, Rogerio dos Santos-
dc.contributor.authorGONÇALVES, Márcya Dias-
dc.date.accessioned2023-02-10T12:16:00Z-
dc.date.available2023-02-10T12:16:00Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Márcya Dias. A História da Geometria espacial no ensino: uma análise de livros didáticos e da percepção dos professores de matemática. 2021 72 f. Trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4791-
dc.description.abstractThe present work was developed in order to understand the possibilities of using the History of Mathematics as a methodological resource, present in textbooks used by teachers and students in the classroom. For this, we chose, as a basis, some theorists who investigate and analyze the importance of history in Mathematics Education as a motivating and contextualizing factor in textbooks in the study of Mathematics. The research consists of a qualitative bibliographic approach, verifying how the history of Mathematics is inserted in the Spatial Geometry content in textbooks and using survey research procedures as an instrument for collecting data from an online survey with teachers of Mathematics, seeking to investigate its formation and the use of the History of Mathematics in the classroom. The result of the study shows that the use of the History of Mathematics is limited to what is presented in textbooks, as it refers to a traditional paradigm, the main cause being the little knowledge about the History of Mathematics, caused by the lack of more in-depth knowledge of the discipline in the academic course and in continuing education. This shows that the History of Mathematics is something that is separate from the professional practice of Mathematics teachers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsACESSO LIVREpt_BR
dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
dc.subjectProfessores de Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de Geometria Espacialpt_BR
dc.subjectLivros Didáticospt_BR
dc.subjectHistory of Mathematicspt_BR
dc.subjectMathematics Teacherspt_BR
dc.subjectTeaching Spatial Geometrypt_BR
dc.subjectDidatic bookspt_BR
dc.titleA História da Geometria espacial no ensino: uma análise de livros didáticos e da percepção dos professores de matemáticapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido com intuito de compreender as possibilidades do uso da História da Matemática como recurso metodológico, presente em livros didáticos utilizados pelos professores e estudantes em sala de aula. Para isso, elegemos, como base, alguns teóricos que investigam e analisam a importância da história na Educação Matemática como fator de motivação e contextualização nos livros didáticos no estudo da Matemática. A pesquisa consiste em uma abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, verificando de que modo a história da Matemática está inserida no conteúdo da Geometria Espacial nos livros didáticos e usando procedimentos de pesquisa survey como instrumento de coleta de dados de uma enquete on- line com os professores de Matemática, procurando investigar sua formação e o uso da História da Matemática em sala de aula. O resultado do estudo mostra que o uso da História da Matemática é limitada ao que é apresentado nos livros didáticos, pois se refere a um paradigma tradicional, a principal causa é o pouco conhecimento sobre a História da Matemática, provocado pela falta de mais aprofundamento da disciplina no curso acadêmico e na formação continuada. Isso mostra que a História da Matemática é algo que se encontra apartado da prática profissional dos professores de Matemática.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÁRCYA DIAS GONÇALVES TCC - MATEMÁTICA.pdf2.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.