Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4693
Autor(a): CARDOSO, Sânya Sousa
Orientador: FONSECA, Douglas Silva
Título: Uso de Material Concreto no Ensino de Geometria numa Escola Atendida pelo Programa Residência Pedagógica
Palavras-chave: material concreto;geometria;triângulo;quadriláteros;propriedades
Data do documento: 8-Fev-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: CARDOSO, Sânya Sousa. Uso de Material Concreto no Ensino de Geometria numa Escola Atendida pelo Programa Residência Pedagógica. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2020.
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma proposta de ensino de Geometria utilizando o material concreto em duas turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental, baseada na investigação e manipulação de materiais para o desenvolvimento das atividades. Almejou-se despertar o interesse dos alunos e instigá-los a “conjecturar” propriedades matemáticas dos conteúdos de Triângulos e Área dos Quadriláteros Notáveis, por meio de seus conhecimentos prévios, evitando que os estudantes apenas memorizem fórmulas de resolução. O desenvolvimento empírico foi organizado em duas etapas: na primeira realizamos atividades sobre os triângulos e, posteriormente, uma Oficina com manipulação de papel A4, para encontrar a área dos quadriláteros. A proposta foi aplicada aos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Araguaína no ano de 2019. Diante dos resultados obtidos na pesquisa, constatamos que aulas utilizando material concreto, quando bem planejadas, contribuem para a aprendizagem do conteúdo de Matemática despertando o interesse dos alunos pelas atividade e verificamos que essa prática não está presente em aulas de Matemática dessas turmas. Além disso, consideramos que essa experiência foi de grande enriquecimento para a formação da pesquisadora.
Abstract: This work aims to present a proposal for teaching Geometry using concrete material in two class of the Final Years of Elementary School, based on the investigation and manipulation of materials for the development of activities. The aim was to arouse the interest of students and encourage them to “conjecture” the mathematical properties of the contents of Triangles and Area of Notable Quadrilaterals, through their previous knowledge, preventing students from just memorizing resolution formulas. The empirical development was organized in two stages: in the first, we carried out activities on the triangles and, later, a Workshop with handling A4 paper, to find the area of the quadrilaterals. The proposal was applied to students of the 7th year of Elementary School of a State School of Araguaína in 2019. In view of the results obtained in the research, we found that classes using concrete material, when well planned, contribute to the learning of the content of Mathematics , arousing students' interest in activities and we verify that this practice is not present in mathematics classes of these classes. In addition, we consider that this experience was of great enrichment for the training of the researcher.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4693
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SÂNYA SOUSA CARDOSO - TCC.pdf1.67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.