Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4693
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFONSECA, Douglas Silva-
dc.contributor.authorCARDOSO, Sânya Sousa-
dc.date.accessioned2023-02-08T13:29:45Z-
dc.date.available2023-02-08T13:29:45Z-
dc.date.issued2023-02-08-
dc.identifier.citationCARDOSO, Sânya Sousa. Uso de Material Concreto no Ensino de Geometria numa Escola Atendida pelo Programa Residência Pedagógica. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4693-
dc.description.abstractThis work aims to present a proposal for teaching Geometry using concrete material in two class of the Final Years of Elementary School, based on the investigation and manipulation of materials for the development of activities. The aim was to arouse the interest of students and encourage them to “conjecture” the mathematical properties of the contents of Triangles and Area of Notable Quadrilaterals, through their previous knowledge, preventing students from just memorizing resolution formulas. The empirical development was organized in two stages: in the first, we carried out activities on the triangles and, later, a Workshop with handling A4 paper, to find the area of the quadrilaterals. The proposal was applied to students of the 7th year of Elementary School of a State School of Araguaína in 2019. In view of the results obtained in the research, we found that classes using concrete material, when well planned, contribute to the learning of the content of Mathematics , arousing students' interest in activities and we verify that this practice is not present in mathematics classes of these classes. In addition, we consider that this experience was of great enrichment for the training of the researcher.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.subjectmaterial concretopt_BR
dc.subjectgeometriapt_BR
dc.subjecttriângulopt_BR
dc.subjectquadriláterospt_BR
dc.subjectpropriedadespt_BR
dc.titleUso de Material Concreto no Ensino de Geometria numa Escola Atendida pelo Programa Residência Pedagógicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma proposta de ensino de Geometria utilizando o material concreto em duas turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental, baseada na investigação e manipulação de materiais para o desenvolvimento das atividades. Almejou-se despertar o interesse dos alunos e instigá-los a “conjecturar” propriedades matemáticas dos conteúdos de Triângulos e Área dos Quadriláteros Notáveis, por meio de seus conhecimentos prévios, evitando que os estudantes apenas memorizem fórmulas de resolução. O desenvolvimento empírico foi organizado em duas etapas: na primeira realizamos atividades sobre os triângulos e, posteriormente, uma Oficina com manipulação de papel A4, para encontrar a área dos quadriláteros. A proposta foi aplicada aos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Araguaína no ano de 2019. Diante dos resultados obtidos na pesquisa, constatamos que aulas utilizando material concreto, quando bem planejadas, contribuem para a aprendizagem do conteúdo de Matemática despertando o interesse dos alunos pelas atividade e verificamos que essa prática não está presente em aulas de Matemática dessas turmas. Além disso, consideramos que essa experiência foi de grande enriquecimento para a formação da pesquisadora.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SÂNYA SOUSA CARDOSO - TCC.pdf1.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.