Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4689
Autor(a): ASSUNÇÃO, Pedro Darc da Cruz
Orientador: ALVES, Deive Barbosa
Título: A Matemática na Produção de Jogos Digitais com Inteligência Artificial
Palavras-chave: Inteligência artificial;Jogos digitais;Lógica Fuzzy;Modelos Matemáticos
Data do documento: 8-Fev-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: ASSUNÇÃO, Pedro Darc da Cruz. A Matemática na Produção de Jogos Digitais com Inteligência Artificial. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo elencar os conceitos matemáticos que são explorados na construção de jogos digitais. Usou-se a pesquisa Bibliográfica em uma abordagem qualitativa. Os textos que nos serviram de base de dados (corpus) da investigação foram dois livros sobre desenvolvimento de jogos digitais dos autores: Tonéis (2015) e Buckland (2005). Como técnica para analisar os dados obtidos Desconstrução e unitarização realizada no corpus usou-se a Análise Textual Discursiva (ATD), a qual nos levou a duas unidades de sentido: o desenvolvimento de jogos digitais sem Inteligência Artificial e o desenvolvimento de jogos digitais com Inteligência Artificial. Um movimento dialético que nos fez obter como resultados modelos matemáticos que vão desde ao uso do Teorema de Pitágoras à teoria de conjuntos Fuzzy na implementação de jogos digitais. O que nos fez concluir que o novo emergente para as criações computacionais é também a urgência de, nos cursos de formação que trabalham com a Matemática, introduziram no processo formativo a Matemática Fuzzy.
Abstract: The objective of this work to list the mathematical concepts that are explored in the construction of digital games. Bibliographic research was used in a qualitative approach. The texts that served as the research database (corpus) were two books on the development of digital games by the authors: Tonéis (2015) and Buckland (2005). As a technique to analyze the data obtained deconstruction and unitarization carried out in the corpus, Discursive Textual Analysis (ATD) was used, which led us to two units of meaning: the development of digital games without Artificial Intelligence and the development of digital games with Intelligence Artificial. A dialectical movement that resulted in mathematical models that range from the use of the Pythagorean theorem to the Fuzzy set theory in the implementation of digital games. What made us conclude that the new emerging for computational creations is also the urgency of introducing Fuzzy Mathematics into the training courses that work with Mathematics.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4689
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