Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/4393
Authors: | Ribeiro, Floriete Assunção |
metadata.dc.contributor.advisor: | Souza, Neila Nunes de |
Title: | Política educacional bilíngue de surdos no município de Tucuruí-PA |
Keywords: | Política Bilíngue; Educação de Surdo; Tucuruí-Pará; Libras; Bilingual Policy; Deaf education |
Issue Date: | 30-Sep-2022 |
Citation: | RIBEIRO, Ribeiro. Política educacional bilíngue de surdos no município de Tucuruí-PA.2022.131f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2022. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta dissertação versa sobre política educacional bilíngue de Surdos no município de Tucuruí- PA. A pesquisa está inserida na linha de estudos de Língua Brasileira de Sinais do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal do Tocantins-UFT, do campus de Porto Nacional-TO. Considera-se o contexto da política de educação bilíngue de Surdo do Brasil para refletir sobre a seguinte questão: a política educacional de Surdos no município de Tucuruí, no período de 2009 e 2021, tem acompanhado as legislações nacionais? Assim, elegemos como objetivo geral analisar as políticas de inclusão educacional de Surdos no município de Tucuruí-PA de 2009 ao ano de 2021, tendo como parâmetro as legislações nacionais. Para tanto, a pesquisa é de natureza básica, em que busca novos conhecimentos investigando fenômenos e fatos. Neste sentido, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo documental. Para a construção do estado da arte da pesquisa foi realizada a coleta de dados secundários, com a revisão bibliográfica de autores que discutem a educação de Surdos no Brasil e as legislações nacionais do período de 2002 a 2021. Para a realização da coleta dos dados primários foram coletados documentos que demonstram a existência de políticas voltadas à educação de Surdos no município de Tucuruí-PA, referente ao ano de 2009 a 2021. A estruturação dos elementos levantados neste estudo se apresenta da seguinte forma: no primeiro capítulo tem-se a introdução; no segundo as representações sobre o sujeito Surdo; o terceiro apresenta as políticas educacionais destinadas à educação de Surdos de 2002 a 2021; no quarto capítulo trazemos dados sobre a política de educação de Surdo no Município de Tucuruí de 2009 a 2021; e as considerações finais. Com base no levantamento documental das ações que vêm sendo desenvolvidas no município, nota-se que há necessidade de repensar o processo educacional voltado aos alunos Surdos, pois, as ações isoladas do contexto de sala de aula não contribuem para o avanço dos alunos. Desta forma, o levantamento das ações desenvolvidas no âmbito municipal abre portas para pensarmos a proposta de educação bilíngue de Surdos como modalidade de ensino. Com a ampliação deste debate poderemos visualizar com mais clareza quais são os caminhos para pensar a educação de Surdos a nível local e em outros contextos educacionais. |
Abstract: | This dissertation deals with bilingual educational policy for the deaf in the municipality of Tucuruí-PA. The research is part of the Line of Studies of Brazilian Language of Signs of the Graduate Program in Letters, of the Federal University of Tocantins-UFT, of the campus of Porto Nacional-TO. The context of Brazil's bilingual deaf education policy is considered to reflect on the following question: has the educational policy of the deaf in the municipality of Tucuruí, in the period of 2009 and 2021, been following national legislation? Thus, we have selected as a general objective, to analyze the policies of educational inclusion of deaf people in the municipality of Tucuruí-PA from 2009 to 2021, having as parameter the national laws. To this end, the research will be of a basic nature, in which it seeks new knowledge investigating phenomena and facts. In this sense, this is qualitative research, of the documentary type. For the construction of the state of the art of the research, secondary data were collected, with the bibliographic review of authors who discuss the education of the deaf in Brazil and the national legislations of the period from 2002 to 2021. To perform the collection of primary data, documents were collected that show the existence of policies aimed at the education of deaf people in the municipality of Tucuruí-PA, referring to the year 2009 to 2021. The structuring of the elements raised in this study is presented as follows: in the first chapter there is the introduction; in the second, the representations about the deaf subject; the third presents educational policies aimed at deaf education from 2002 to 2021; in the fourth chapter we bring data on deaf education policy in the municipality of Tucuruí from 2009 to 2021 and final considerations. Based on the documentary survey of the actions that have been developed in the municipality, it is noted that there is a need to rethink the educational process aimed at deaf students, because the actions isolated from the classroom context do not contribute to the advancement of students. Thus, the survey of the actions developed at the municipal level opens the door for us to think of the proposal of bilingual education of the deaf as a teaching modality. With the expansion of this debate, we will be able to visualize more clearly what are the ways to think about the education of the deaf at the local level and in other educational contexts. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/4393 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Floriete Assunção Ribeiro - Dissertação.pdf | 2.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.