Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4362
Autor(a): Santos, Willas Silva
Orientador: Castiglioni, Ana Claudia
Título: Diagnóstico do ensino de vocabulário nas escolas públicas do Ensino Fundamental II do município de Ananás: o que dizem os professores?
Palavras-chave: Ensino de vocabulário; Léxico; Dicionários.
Data do documento: 2021
Citação: SANTOS, Willas Silva. Diagnóstico do ensino de vocabulário nas escolas públicas do Ensino Fundamental II do município de Ananás: o que dizem os professores?. 2021.148f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Mestrado profissional em Letras, Araguaína, 2021.
Resumo: As pesquisas em torno do ensino de vocabulário vêm crescendo e suas contribuições auxiliam o surgimento de mais e mais trabalhos acerca do assunto. Partimos embasados em textos de Biderman (1984, 1998, 2001), Vilela (1994), Dargel (2011) que fundamentam a temática proposta neste trabalho. O nosso objetivo é apresentar, a partir da pesquisa qualitativa e do estudo de campo, o tratamento dado ao léxico pelos professores de Língua Portuguesa das escolas estaduais de Ananás – TO, no Ensino Fundamental II, observando também sua formação acadêmica como colaboradora – ou não - para as práticas implementadas por eles neste ensino. Desse modo, por meio da pesquisa qualitativa, aplicamos questionários para compreender o ensino do vocabulário e “ouvir” a voz dos docentes acerca do seu papel em sala de aula. Com a seleção de três escolas públicas que ofertam a modalidade de ensino pesquisada, foram convidados oito professores submetidos a entrevistas a partir do questionário pensado, exclusivamente, sobre o vocabulário e as questões inerentes a este ensino. Percebe-se com a fundamentação teórica que é necessário apropriar-se, adequadamente, da linguagem e fazer dela, numa interação social, momentos de trocas frutíferas que façam crescer o “dicionário da memória” humana e potencializar a capacidade do indivíduo de corresponder às atividades sociais derivadas do papel da escrita e da leitura. Nisso, o enriquecimento vocabular fornece, significativamente, domínio de habilidades essenciais aos falantes da língua. Conclui-se que a prática docente ainda não está condizente ao que se espera do ensino do léxico; tendo, muitas vezes, o seu objeto deslocado para a Gramática e deixando de utilizar o dicionário em sua totalidade e funcionalidade, focando apenas em significação de palavras e atividades de ortografia. Os professores não recebem formação adequada à abordagem do vocabulário nos cursos de graduação e desconhecem materiais didáticos importantes, como o PNLD Dicionários, que garante práticas inovadoras e coerentes à expansão do repositório lexical do aluno. Há ainda um caminho árduo para se percorrer quanto ao esperado das práticas docentes em relação ao ensino de vocabulário.
Abstract: Research on vocabulary teaching has been growing and its contributions help the emergence of more and more works on the subject. We start based on texts by Biderman (1984, 1998, 2001), Vilela (1994), Dargel (2011) that support the theme proposed in this work. Our objective is to present, from qualitative research and field study, the treatment given to the lexicon by Portuguese language teachers from the state schools of Ananás - TO, in Elementary School II, also observing their academic training as a collaborator - or not - for the practices implemented by them in this teaching. Thus, through qualitative research, we applied questionnaires to understand vocabulary teaching and “hear” the voice of teachers about their role in the classroom. With the selection of three public schools that offer the researched teaching modality, eight teachers were invited to be interviewed using a questionnaire designed exclusively about vocabulary and issues inherent to this teaching. It is perceived with the theoretical foundation that it is necessary to appropriately appropriate language and make it, in a social interaction, moments of fruitful exchanges that make the human "memory dictionary" grow and enhance the individual's ability to respond to activities derived from the role of writing and reading. In this, vocabulary enrichment provides, significantly, mastery of essential skills to the speakers of the language. It is concluded that teaching practice is not yet in line with what is expected from lexicon teaching; having, many times, its object shifted to Grammar and not using the dictionary in its entirety and functionality, focusing only on word meaning and spelling activities. Teachers do not receive adequate training to approach vocabulary in undergraduate courses and are unaware of important teaching materials, such as PNLD Dictionaries, which guarantee innovative and coherent practices to the expansion of the student's lexical repository. There is still an arduous path to follow regarding what is expected of teaching practices in relation to vocabulary teaching.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4362
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

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