Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4138
Autor(a): Cunha, Juliana Pereira Macêdo da
Orientador: Batista-Santos, Dalve Oliveira
Título: A escrita do gênero fichamento de opinião na universidade: o feedback como possibilitador de uma reescrita responsiva
Palavras-chave: Writing; Feedback; Responsive Rewrite; Record; Escrita; Feedback; Reescrita responsiva; Fichamento
Data do documento: 13-Mai-2022
Citação: CUNHA, Juliana Pereira Macêdo da. A escrita do gênero fichamento de opinião na universidade: o feedback como possibilitador de uma reescrita responsiva.2022.135f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2022.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar os feedbacks como ferramenta teórico- metodológica na escrita que constitui uma prática com potencial para contribuir com a reescrita de textos. Mas, especificamente buscamos analisar quais aspectos linguístico- discursivos são mobilizados pelos orientadores na produção de um feedback dialógico, bem como investigar como os feedbacks contribuem para uma reescrita responsiva e crítica. Atrelados a esses objetivos as perguntas que propomos responder são: 1. Quais elementos linguístico-discursivos são mobilizados pelas professoras na produção de um feedback dialógico? 2. Como os feedbacks contribuem para uma reescrita responsiva e crítica? A base teórica relaciona-se ao conceito de linguagem numa concepção dialógica (VOLÓCHINOV, 2017; BAKHTIN, 2000), assim como sobre a perspectiva teórico-metodológica dos feedbacks (MENEGASSI; GASPAROTTO, 2020; BATISTA-SANTOS; SILVA; 2018; WILLIAMS, 2005; SERAFINI; 2004). O quadro metodológico qualitativo-interpretativista se respalda na concepção indisciplinar de Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006). Os instrumentos metodológicos foram os feedbacks e os fichamentos de opinião produzidos durante o desenvolvimento do Curso Extensão „Desenvolvendo o Letramento Acadêmico: Práticas de Leitura e Escrita na Universidade‟. Os sujeitos da pesquisa são os ministrantes de um curso de extensão em uma Universidade pública no estado Tocantins. Esta pesquisa compreende que o trabalho desenvolvido pelos participantes pode contribuir para o reconhecimento dos estudantes como autores de seu próprio texto através dos estímulos dados com os feedbacks. Os dados revelaram que os feedbacks, possibilitam, de acordo com a postura da professora, uma responsividade ativa à medida que tomam decisões a respeito de sua escrita.
Abstract: This work aims to investigate feedbacks as a theoretical-methodological tool in writing that constitutes a practice with the potential to contribute to the rewriting of texts. But, specifically, we seek to analyze which linguistic-discursive aspects are mobilized by the advisors in the production of a dialogic feedback, as well as to investigate how the feedbacks contribute to a responsive and critical rewriting. Linked to these objectives, the questions we propose to answer are: 1. What linguistic-discursive elements are mobilized by the teachers in the production of dialogic feedback? 2. How does feedback contribute to responsive and critical rewriting? The theoretical basis is related to the concept of language in a dialogical conception (VOLÓCHINOV, 2017; BAKHTIN, 2000), as well as to the theoretical- methodological perspective of feedbacks (MENEGASSI; GASPAROTTO, 2020; BATISTA- SANTOS; SILVA; 2018; WILLIAMS, 2005; SERAFINI; 2004). The qualitative- interpretative methodological framework is supported by the interdisciplinary conception of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006). The methodological instruments were the feedbacks and opinion records produced during the development of the Extension Course 'Developing Academic Literacy: Reading and Writing Practices at the University'. The research subjects are the lecturers of an extension course at a public university in the state of Tocantins. This research understands that the work developed by the participants can contribute to the recognition of students as authors of their own text through the stimuli given with the feedbacks. The data revealed that the feedbacks allow, according to the teacher's posture, an active responsiveness as they make decisions about their writing.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4138
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