Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4098
Authors: Oliveira, Marcia Batista de
metadata.dc.contributor.advisor: Stach-Haertel, Brigite Ursula
Title: Formação de professores: a importância da articulação entre a teoria e a prática na graduação em Pedagogia
Keywords: Formação de professores;Articulação teoria e prática;Práxis pedagógica;Educação infantil
Issue Date: 8-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: OLIVEIRA, Marcia Batista de. Formação de professores: a importância da articulação entre a teoria e a prática na graduação em Pedagogia. 2021. 48f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, UFT, Miracema, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo abordar o tema da formação inicial de professores para a Educação Básica, desde a Educação Infantil até o quinto ano do Ensino Fundamental, objeto do Curso de Pedagogia. A investigação teórica foi pautada em alguns dos autores que se propuseram a discutir a relação entre teoria e prática no decorrer da graduação em Pedagogia. A discussão está pautada por pesquisa bibliográfica teórica, baseada em estudo bibliográfico referenciado em alguns autores renomados desta área que fazem uma reflexão sobre a importância da relação entre a teoria à prática especialmente no processo formativo inicial. Identifica-se a relevância em compreender a formação inicial como um momento privilegiado de aprendizagem para atuar em sala de aula enquanto futuros profissionais da educação. Por fim, defende-se que a práxis educativa atribua sentido ao ato de ensinar a partir do qual professores e alunos sejam sujeitos da aprendizagem que se constitui por meio da reflexão, reflexão/ação e da criticidade construída a partir do diálogo no coletivo. A pesquisa bibliográfica consultou como teóricos, que contribuem para esta discussão, Brzezinski (1996), Candau e Lelis (2001), Garcia (1999), Gatti (2010), Pimenta (1997), Ribeiro (2015), Santos (2014), Saviani (2009), Silva (2003), Sousa (2001), entre outros
Abstract: This work aims to address the theme of initial teacher education for Basic Education, from Early Childhood Education to the fifth year of Elementary Education, object of the Pedagogy Course. The theoretical investigation was guided by some of the authors who proposed to discuss the relationship between theory and practice during the undergraduate course in Pedagogy. The discussion is guided by theoretical bibliographic research, based on a bibliographic study referenced by some renowned authors in this area who reflect on the importance of the relationship between theory and practice, especially in the initial formative process. It identifies the relevance in understanding initial training as a privileged moment of learning to work in the classroom as future education professionals. Finally, it is argued that educational praxis gives meaning to the act of teaching from which teachers and students are subjects of the learning that is constituted through reflection, reflection / action and the criticality built from the dialogue in the collective. The bibliographic research consulted as theorists, who contribute to this discussion, Brzezinski (1996), Candau and Lelis (2001), Garcia (1999), Gatti (2010), Pimenta (1997), Ribeiro (2015), Santos (2014), Saviani (2009), Silva (2003), Sousa (2001), among others
URI: http://hdl.handle.net/11612/4098
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcia Batista de Oliveira - Monografia.pdf913.69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.