Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4085
Autor(a): Santana, Bruno Reis
Orientador: Silva, Wagner Rodrigues
Título: Modos de propagação da educação científica na infância: do desenho animado às práticas escolares
Palavras-chave: Desenho animado científico educativo; Letramento científico; Representação das ciências; Humanidades; Scientific Educational Cartoon; Scientific Literacy; Science Representation; Humanities
Data do documento: 2-Ago-2019
Citação: SANTANA, Bruno Reis. Modos de propagação da educação científica na infância: do desenho animado às práticas escolares.2019.133f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2019.
Resumo: Esta pesquisa se insere no campo indisciplinar da Linguística Aplicada, o que nos permitiu fazer usos de pressupostos metodológicos e teóricos de áreas diversificadas, com o propósito de encontrar encaminhamentos para o nosso objeto de estudo, que são as funções pedagógicas que podem ser assumidas pelos usos dos desenhos animados que tematizam as ciências. Para esse propósito, utilizamos a pesquisa documental, em que os dados para esta investigação foram: o desenho animado científico educativo O Show da Luna, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com foco nos textos direcionados à Educação Infantil e o Projeto: Eu quero saber! Como nascem as borboletas, desenvolvido por uma escola de Educação Infantil. O objetivo geral é analisar em que medida o gênero desenho animado científico educativo pode ser considerado como mediador de práticas de educação científica. Buscamos ainda, identificar a concepção de ciência propagada no desenho animado científico; estabelecer relações entre as orientações da BNCC e as práticas científicas representadas na animação em foco; descrever a apropriação do desenho animado científico selecionado em contexto escolar; e por fim, caracterizar O Show da Luna como gênero discursivo emergente: desenho animado científico educativo. Discutimos a problemática das representações científicas de cunho, unicamente positivistas, propagadas a partir dos desenhos animados científicos. Procuramos mostrar, por meio de indícios, que a educação científica (alfabetização e letramento científicos) precisa contemplar as ciências das humanidades para ser completa, afinal, as humanidades são tão ciências quanto as demais. Analisamos os episódios da animação à luz da Teoria Ator-Rede, que nos permitiu interpretar as redes formadas por intermédio das relações estabelecidas entre os actantes (atores humanos e não humanos). Rastreamos nas redes as relações entre os actantes, descobrimos padrões sólidos e relevantes, que nos revelaram dados relevantes para os nossos objetivos. Como produtos desta pesquisa, apresentamos duas propostas de roteiros alternativos para a animação em foco. Nossa intenção foi de mostrar ser possível representar as humanidades nos desenhos animados científicos como ciência legítima. Caracterizamos a animação O Show da Luna como um gênero emergente denominado: desenho animado científico educativo. Consideramos que os desenhos animados desse gênero podem ser uma ferramenta eficiente para a educação científica do público infantil.
Abstract: This research is part of the indisciplinar field of Applied Linguistics, which allowed us to make use of methodological and theoretical assumptions of diversified areas, with the purpose of finding referrals to our object of study, which are the pedagogical functions that can be assumed by the uses of cartoons that thematize sciences. For this purpose, we used the documentary research, in which the data for this research were: the educational scientific cartoon O Show da Luna, the Base Nacinal Comum Curricular (BNCC) focused on the texts directed to Early Childhood Education and the Project: “I want to know! How butterflies are born”, developed by a Kindengarden School. The general goal is to analyze to what extent the animated scientific educational genre can be considered as mediator of scientific education practices. We also seek to identify the concept of science propagated in the scientific cartoon; to establish relationships between BNCC guidelines and the scientific practices represented in the animation in focus; describe the appropriation of the selected scientific cartoon in a school context; and finally, to characterize O Show da Luna as an emerging discursive genre: animated scientific educational. We discuss the problematics of scientific representations of a positivist-only nature, propagated by the scientific cartoons. We try to show, through evidence, that scientific education (literacy and scientific literacy) must contemplate the sciences of the humanities to be complete, after all, humanities are as much sciences as the other fields. We analyzed the episodes of animation in the light of the Actor-Network Theory, which allowed us to interpret the networks formed through the relations established among the actants (human and nonhuman actors). We traced the relationships among the actants in the networks, we discovered solid and relevant patterns that revealed data relevant to our goals. As products of this research we presented two proposals of alternative scripts for the animation in focus. Our intention was to show that it is possible to represent humanities in scientific cartoons as legitimate science. We characterized the animation O Show da Luna as an emerging genre called: scientific educational cartoon. We believe that cartoons of this genre can be an efficient tool for the scientific education of children.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4085
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