Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4070
Autor(a): Silva, Jonas Gomes da
Orientador: Rocha, Gláucia Mitsuko Ataka da
Título: Indígena na universidade - Meu mundo, seu mundo, nosso mundo: estudo de caso
Palavras-chave: Comunidade indígena;Educação superior indígena;Políticas afirmativas;Akwē-Xerente
Data do documento: 26-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SILVA, Jonas Gomes da. Indígena na universidade - Meu mundo, seu mundo, nosso mundo: estudo de caso. 2021. 37 f. Artigo de Monografia (Graduação) - Curso de Psicologia, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2022.
Resumo: O objetivo geral deste estudo de caso foi levantar problemas e recursos de enfrentamento nos quatro setores da adaptação de um estudante indígena Akwē-Xerente de universidade federal. O participante tem 29 anos de idade e está no penúltimo ano de um curso de licenciatura. Foi realizada uma entrevista semi-estruturada, segundo os quatro setores da adaptação: Afetivo-Relacional, Produtividade, Sócio-Cultural e Orgânico, fundamentada na Teoria da Adaptação de Ryad Simon. A entrevista foi áudio-gravada, transcrita e preparada para aplicação do software IRAMUTEQ. A partir da Análise Hierárquica Descendente (CHD) resultante foram identificadas duas grandes classes: a primeira, “Cultura Indígena”, e a segunda, “Cultura Universitária”. A segunda, subdividida em “Problemas”: “Deslocamento” e “Distância da família” e “Recursos de enfrentamento”: “Buscar apoio” e “Buscar aprender”. Os resultados mostraram que há um contexto amplo a partir do qual a experiência do aluno indígena na universidade acontece: o cultural. É essa perspectiva que possibilita a compreensão de como o indígena se insere e se adapta à universidade.
Abstract: This research aimed to identify problems and coping resources in the four sectors of adaptation of an indigenous student Akwē-Xerente from a federal university. The participant was a 29-year-old student, attending the third year of a graduation course. A semi-structured interview was conducted, based on Ryad Simon's Theory of Adaptation, and organized according to four sectors of adaptation: Affective-Relational, Productivity, Sociocultural, and Organic. The interview was audio-recorded and transcribed. Then it was edited according to established criteria for the application of the IRAMUTEQ software. From the Descending Hierarchical Classification (DHC) carried out by IRAMUTEQ to the textual corpus, two major classes were identified: the first, called “Indigenous Culture” and the second, “University Culture”. The second, in turn, divided into "Problems": "Displacement" and "Separation from family" and "Coping Resources": "Seeking support" and "Seeking to learn". The results showed that indigenous students experience university in a larger, cultural perspective. This perspective makes it possible to understand how these people are included in the university society.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4070
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