Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3983
Autor(a): Nunes, Jainara de Araujo
Orientador: Itoz, Clarete de
Título: Diagnóstico do potencial de internacionalização para o MERCOSUL:
Palavras-chave: Exportação. Biojoias. Cooperativa. Export. Cooperative.
Data do documento: 7-Jun-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: NUNES, Jainara de Araujo. Diagnóstico do potencial de internacionalização para o MERCOSUL: um estudo de caso em uma cooperativa de biojoias. 2019. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.
Resumo: O objetivo do presente artigo é descrever um diagnóstico do potencial de internacionalização, visando a exportação de Biojoias para o Mercosul de uma Cooperativa localizada na cidade de Xambioá – TO. A pesquisa é um estudo de caso que usa abordagem qualitativa e descritiva, com técnica de coleta de dados realizada por meio de entrevista semiestruturada. A partir dos dados apontados, elaborou-se a de modelagem de negócio pelo modelo Canvas e analisou-se as potencialidades do marketing pelo Matriz (OKR). Observou-se que condições atuais das mídias sociais da Cooperativa devem ser repensadas e atualizadas, pois esse é um dos principais portais da atualidade, de venda de produtos para outros países. Constatou-se ainda que existe o potencial de internacionalização dos produtos da Cooperativa, devido ao produto ser proveniente de sementes naturais, bem como existe uma história de mulheres que estão a frente do negócio da Xambiart.
Abstract: The objective of this paper is to describe the implementation of a biopsy export plan to Mercosur from a cooperative located in the city of Xambioá - TO. The research is qualitative and descriptive, with data collection technique performed through semi-structured interviews. From the known data, the business modeling was elaborated by the Canvas model and the marketing potentialities were analyzed by the OKR Matrix. It was observed that the current conditions of the Cooperative's social media must be rethought and updated, as this is one of the main current portals for selling products to other countries. It was also found that there is the potential for internationalization of the Cooperative's products, due to the product coming from natural seeds, as well as a history of women leading the business of Xambiart.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3983
Aparece nas coleções:Logística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAINARA DE ARAUJO NUNES - TCC – LOGÍSTICA.pdf687.28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.