Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3849
Autor(a): Freitas, Luene Rodrigues
Orientador: Joaquim, Felipe Ferreira
Título: A utilização de jogos como metodologia de ensino na Educação Especial
Palavras-chave: Jogos lúdicos;educação especial;metodologia;Playful games;special education;methodology
Data do documento: 13-Abr-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: Freitas, Luene Rodrigues. A utilização de jogos como metodologia de ensino na Educação Especial. 2021. 39 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia, Campus de Tocantinópolis-TO.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a aplicação de jogos para estudantes público-alvo da Educação Especial, a partir de um estudo de caso, na escola Paroquial Cristo Rei, na cidade de Tocantinópolis- TO. O fato observado é que nessa escola existe um numero significativo de alunos matriculados com deficiência intelectual assim, analiso esse fato a partir de um caso especifico de um aluno que estuda na turma do nono ano. Utilizo a metodologia da pesquisa qualitativa e o método do estudo de caso com a técnica da observação participante. Através da observação participante, percebi que o aluno com deficiência intelectual pratica vários jogos lúdicos como ping pong, futsal, xadrez, jogo da memória e dama, delineando seu processo de interação com os colegas e impulsionando seu processo cognitivo.
Abstract: The present research has as general objective to analyze the application of games for students targeting Special Education, starting from a case study, at the Cristo Rei Parish School, in the city of Tocantinópolis-To. The observed fact is that in this school there is a significant number of students enrolled with intellectual disabilities so I analyze this fact from a specific case of a student studying in the ninth grade class. I use the qualitative research methodology and the case study method with the participant observation technique. Through participant observation, I realized that the student with intellectual disabilities plays various recreational games such as ping pong, futsal, chess, memory game and checkers, outlining their interaction process with colleagues and boosting their cognitive process.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3849
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Luene.pdf1.1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.