Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3680
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRodrigues, Paulo Cezar-
dc.contributor.authorMelo, Richardson Carvalho-
dc.date.accessioned2022-03-10T12:43:30Z-
dc.date.available2022-03-10T12:43:30Z-
dc.date.issued2021-03-19-
dc.identifier.citationMELO, Richardson Carvalho. A interação no livro didático de língua portuguesa como promotora na aquisição da proficiência escrita.2021.187f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3680-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the characteristics of interaction present in Portuguese Language Textbooks, as well as to analyze whether the Didactic Sequences that, applied in these, favor the achievement of students' written proficiency. The study is supported by works on the teaching of writing, produced under the perspective of Applied Linguistics, whose language is conceived as a product of social interaction. In this way, the study is anchored in the estimated ones of Bakhtin (1976 [1926]), Bakhtin/Volochínov (2006 [1929]), and Volochínov/Bakhtin (1976 [1926]). Regarding verbal interaction and concerning speech genres, this research uses Bakhtin's (2000) conception of discursive genres. One is about a study of qualitative-quantitative-interpretative, that if it bases on the sociointeractionist perspective of education. For in such a way, the following collections of Portuguese language used in most public schools in Porto Nacional –TO were selected and analyzed, but in particular by the researcher of this investigation in his teaching practice: “Projeto Teláris” (BORGATTO; BERTIN; MARCHEZI, 2015), of 9th year of Basic Education and 3rd year of Elementary Education; “Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso” (CEREJA; VIANA; DAMIEN, 2016). About the first collection, it was chosen two textual genres for analysis. In the second collection, three textual genres and the dissertative-argumentative textual type were selected. In the results obtained trought the analyzes, it was found that the Textbook of the 9th of Basic Education presents some interaction characteristics, which denotes a certain limitation in the process of interaction and acquisition of proficient writing, and furthermore, the Didactic Sequences are not presented in a clear and systematic way, nor is there a clear exploration of the discursive genres; as for the Textbook of the 3rd year Elementary Education, it is noticed the presence of some interaction characteristics, however with greater explicitly of the Didactic Sequences in the writing production process, which favors the achievement of writing proficiency in the student. Therefore, the results showed that teaching textual production, contemplated by the characteristics of interaction, as well as the application of Didactic Sequences systematized in the Textbook, makes it possible for students to reach their written proficiency, in addition to enabling them to transit in the speeches with greater competence.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInteração; Características de Interação; Escrita Proficiente; Livro didático; Gêneros Textuais; Sequências Didáticas; Interaction; Interaction Characteristics Proficient Writing; Textbook; Textual genres; Didactic Sequencespt_BR
dc.titleA interação no livro didático de língua portuguesa como promotora na aquisição da proficiência escritapt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva investigar as características de interação presentes nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa, assim como analisar se as Sequências Didáticas, aplicadas nesses, favorecem a obtenção da proficiência escrita dos alunos em contexto de ensino. O estudo apoia-se em trabalhos sobre o ensino de escrita, produzidos sob a perspectiva da Linguística Aplicada, cuja linguagem é concebida como produto da interação social. Nesse sentido, o estudo ancora-se nos pressupostos de Bakhtin (1976 [1926]), Bakhtin/Volochínov (2006 [1929]) e Volochínov/Bakhtin (1976 [1926]), acerca da interação verbal. No que se refere aos gêneros do discurso, esta pesquisa recorre à concepção de gêneros discursivos concebida por Bakhtin (2000). Trata-se de um estudo de cunho qualitativo- quantitativo-interpretativista, que se fundamenta na perspectiva sociointeracionista de ensino. Para tanto, foram selecionadas e analisadas as seguintes coleções de Língua Portuguesa utilizadas na maioria da escolas públicas de Porto Nacional –TO, mas, em especial pelo pesquisador desta investigação em sua prática docente: “Projeto Teláris” (BORGATTO; BERTIN; MARCHEZI, 2015), do 9º ano do Ensino Fundamental II e 3ª série Ensino Médio; “Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso” (CEREJA; VIANA; DAMIEN, 2016). Em relação à primeira coleção, foram escolhidos dois gêneros textuais para análise. Na segunda coleção, foram selecionados três gêneros textuais e o tipo textual dissertativo-argumentativo (com análise do projeto de produção da redação do Enem ao final da unidade). Nos resultados obtidos por meio das análises, verificou-se que o Livro Didático do 9º do Ensino Fundamental II apresenta algumas características de interação, o que denota certa limitação no processo de interação e aquisição da escrita proficiente, e além disso, as Sequências Didáticas não são apresentadas de maneira clara e sistemática, nem se percebe uma clara exploração dos gêneros discursivos; quanto ao Livro Didático da 3ª do Ensino Médio, percebe-se a presença mais evidente das características de interação no trato com os gêneros trabalhados, além de uma maior organização das Sequências Didáticas no processo de produção da escrita, o que favorece a obtenção da proficiência em escrita para o aluno . Diante disso, os resultados demonstraram que o ensino de produção textual, contemplado pelas características de interação, bem como da aplicação das Sequências Didáticas sistematizadas, de forma clara, no Livro Didático, possibilitam o alcance da proficiência escrita dos alunos, além de capacitá- los a transitar no mundo dos discursos com maior competência.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Richardson Carvalho Melo - Dissertação.pdf8.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.