Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3635
Authors: Silva, Breno Ferreira da
metadata.dc.contributor.advisor: Medeiros, Thereza Christina Costa
Title: Avaliação dos livros do plano nacional do livro didático (pnld), do ensino fundamental, 1º ao 5º ano: o ensino de geografia e sua relação com a astronomia
Keywords: Ensino de Geografia.;Geografia e Astronomia.;Ensino fundamental.;Geografia e PNLD.
Issue Date: 23-Feb-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Breno Ferreira da. Avaliação dos livros do plano nacional do livro didático (pnld), do ensino fundamental, 1º ao 5º ano: o ensino de geografia e sua relação com a astronomia. 2021. 32 f. Monografia (Especialização) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho é fazer uma avaliação do livro didático de Geografia, do Programa Federal Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1o ao 5o ano), referente às relações da Geografia e a Astronomia expressas nos conteúdos de Geografia, livro este utilizado no ano de 2020 pela Escola Municipal Dr. Euvaldo Tomaz de Souza, na cidade de Porto Nacional - Tocantins. O estudo foi realizado, com base na avaliação bibliográfica correspondente ao material didático adotado pela referida escola. As coleções de Geografia analisadas no Ensino Fundamental, Anos Iniciais foram: “Coleção Crescer”, 1o ao 5o ano - Código da Coleção 0233P19051 (ALVES et al., 2017) e Coleção “Aprender Juntos”, 2o; 3o; 4o; e 5o ano - Código da Coleção 0127P19051 (SILVA, 2017; SILVA, 2017a; SILVA, 2017b; SILVA, 2017c, respectivamente). A avaliação mostrou que do1o ao 5o ano do ensino fundamental, os temas estudados nos livros de Geografia como períodos do dia, orientação/localização, previsão do tempo, clima (tempo atmosférico e clima; clima e vegetação), e movimentos da Terra guardam uma relação com a Astronomia, uma vez que estão relacionados aos movimentos de rotação e translação, associados à inclinação do eixo da Terra. Entende-se, portanto, que para o desempenho satisfatório do professor de Geografia, no processo ensino-aprendizagem, é importante certo embasamento de cunho astronômico para trabalhar tais temas.
Abstract: The objectiveofthisworkisto make anevaluationofthetextbookofGeography, ofthe Federal ProgramNationalTextbookPlan (PNLD), in theinitial grades ofElementary School (1o to 5oyear), referring to the relations of Geography and Astronomy expressed in the contents of Geography, a book used in 2020 by the Dr. EuvaldoTomaz de Souza Municipal School, in the city of Porto Nacional -Tocantins. The study was carried out, based on the bibliographic evaluation corresponding to the teaching material adopted by that school. The geography collections analyzed in Elementary School, Early Years were: “Crescer Collection”, 1o year – Collection Code 0233P19051 (ALVES et al., 2017) and “AprenderJuntos”, 2o; 3o; 4o; and 5o year - Collection Code 0127P19051 (ALVES et al., 2017) and “AprenderJuntos”, 2o; 3o; 4o; and 5o year - Collection Code 0127P19051 (SILVA, 2017; SILVA, 2017a; SILVA, 2017b; SILVA, 2017c, respectively). The evaluation showed that from 1o to 5oyear of elementary school, the themes studied in Geography books such as periods of the day, orientation/location, weather forecast, climate (weather and climate; climate and vegetation), and Earth movements keep a relationship with Astronomy, since they are related to rotation and translation movements, associated with the tilt of the Earth's axis. It is understood, therefore, that for the satisfactory performance of the geography teacher, in the teaching-learning process, a certain astronomical basis is important to work on these themes.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3635
Appears in Collections:Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Breno Ferreira da Silva- Monografia.pdf885.12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.