Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3622
Autor(a): Teixeira, Lucélia Lira Moura
Orientador: Freire, Juciley Silva Evangelista
Título: O processo de construção do PPP na escola de educação básica:
Palavras-chave: Democracia; Gestão Democrática; Democratização da Educação; Projeto Político Pedagógico
Data do documento: 22-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: TEIXEIRA, Lucélia Lira Moura. O processo de construção do PPP na escola de educação básica: instrumento de democratização da gestão escolar ? 2009. 67 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2022.
Resumo: O presente trabalho é uma continuidade do projeto de Iniciação Científica (PIBIC/ UFT) desenvolvido no período de 2005 e 2006, em que apresentava como temática “O processo de implementação do Plano de Desenvolvimento da Escola-PDE na Regional de Miracema do Tocantins". Nesse sentido, buscamos dar continuidade ao estudo, mas agora tendo como foco principal o Projeto Político Pedagógico -PPP. O objetivo desse trabalho é conhecer o processo de construção do PPP e sua importância na gestão democrática da Escola de Educação Básica da rede Estadual de Ensino. Assim tentaremos responder algumas questões como; Qual a importância do PPP como instrumento da gestão democrática da escola pública? Como ocorreu o processo de construção do PPP numa escola de Educação Básica de rede Estadual de Ensino? Qual o papel desempenhado pelo PPP na democratização da gestão da escola pesquisada? Utilizamos como metodologia as pesquisas bibliográficas, documental e empírica. O estudo nos permitiu compreender que a participação no processo de gestão passa pelo entendimento do que seja democracia. Analisando os dados da escola pesquisada é possível observar que apesar de acreditar e pregar a democracia deixa muito desejar no sentido de que não possui mecanismo que coloque isso em prática, ou seja, não busca meios que estimulem a participação, da comunidade escolar na efetivação das atividades. AO PPP independente da escola pesquisada, ou não, no seu papel principal, busca sempre a emancipação no processo educacional e visa sempre uma a conquista de autonomia, fazendo com que os agentes envolvidos acreditem em uma melhoria para a educação.
Abstract: The present work is a continuation of the project of Scientific Initiation (PIBIC / UFT) developed in the period of 2005 and 2006, which presented as a theme "The process of implementation of the School Development Plan PDE in the Miracema Regional of Tocantins." The objective of this work is to know the process of construction of the PPP and its importance in the democratic management of the School of Basic Education of the State Education Network In this way we will try to answer some questions such as: What is the importance of the PPP as an instrument of the democratic management of the public school How did the process of building the PPP in a State Basic Education school? We used as methodology the bibliographical, documentary and empirical researches The study allowed us to understand that participation in the management process involves the understanding of what democracy is. Analyzing the data of the researched school, it is possible to observe that despite believing and preaching democracy, it leaves much to be desired in the sense that it does not have a mechanism that puts this into practice, that is, it does not seek means that stimulate the participation of the school community in the activities. The PPP, regardless of whether or not the school is in its main role, always seeks emancipation in the educational process and always aims at achieving autonomy, causing the agents involved to believe in an improvement for education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3622
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