Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3574
Autor(a): Garcez, Marcus Elicius dos Santos
Orientador: Leite, Amanda M. P.
Título: Narrativa e cultura: a festa do Bumba Meu Boi de Juçatuba/MA
Palavras-chave: Narrativas; Cultura; Bumba Meu Boi; Fotografia; Cartografia; Narratives; Culture; Bumba Meu Boi; Photography; Cartography
Data do documento: 5-Out-2021
Citação: GARCEZ, Marcus Elicius dos Santos. Narrativa e cultura: a festa do Bumba Meu Boi de Juçatuba/MA. 2021. 187f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Palmas, 2021.
Resumo: O Bumba Meu Boi é uma das maiores festas populares do Brasil, sendo possível encontrá-la na maior parte das regiões do país. Em meio a centenas de grupos encontrados no estado do Maranhão, escolhemos o folguedo realizado na comunidade quilombola de Juçatuba, localizada em São José de Ribamar (MA) como lócus desta pesquisa. Ao longo dos séculos, diferentes narrativas são produzidas a respeito do Auto do Boi. Nosso objetivo é investigar narrativas que constituem o Bumba Meu Boi de Juçatuba/MA. Na pesquisa, damos visibilidade às características da festa, as estratégias comunicacionais produzidas, realizamos um levantamento sobre o folguedo no cenário brasileiro e produzimos um capítulo visual como exercício de experimentação com imagens da festa. Utilizamos a cartografia como percurso de pesquisa, por ser um método que privilegia a experimentação na investigação, no qual oferece pistas para orientação ao invés de regras pré-determinadas. Realizamos entrevistas semiestruturadas, análise de narrativas e pesquisa exploratória. Utilizamos ideias de autores da fotografia, como Roland Barthes (2015), Susan Sontag (2004), Boris Kossoy (1989; 2009); comunicação, memória e narrativa com Vera Veiga França (2001), Marialva Barbosa (2016) e Luiz Gonzaga Motta (2013); cartografia, baseada em Deleuze e Guattari (2000) e Virgínia Kastrup (2015); Bumba Meu Boi, a partir de Américo Azevedo Neto (2019) e IPHAN (2011a). Por fim, as partir de narrativas imagéticas, das entrevistas e do jogo proposto com a literatura sobre a fotografia pudemos experimentar o folguedo de diferentes maneiras. Percebemos a coexistência de muitas narrativas na composição do Boi de Juçatuba e como a tradição da brincadeira do Boi segue se transformando ao longo dos anos.
Abstract: Bumba Meu Boi is one of the largest popular festivals in Brazil, being possible to find it in most regions of the country. Among hundreds of groups found in the state of Maranhão, we chose the folguedo carried out in the quilombola community of Juçatuba, located in São José de Ribamar (MA) as locus of this research. Over the centuries, different narratives are produced about the Ox Auto. Our objective is to investigate narratives that constitute the Bumba Meu Boi de Juçatuba/MA. In the research, we give visibility to the characteristics of the party, the communication strategies produced, we conducted a survey on the folguedo in the Brazilian scenario and produced a visual chapter as an exercise of experimentation with images of the party. We use cartography as a research path, because it is a method that privileges experimentation in research, in which it offers clues for guidance rather than predetermined rules. We conducted semi-structured interviews, narrative analysis and exploratory research. We used ideas from authors of photography, such as Roland Barthes (2015), Susan Sontag (2004), Boris Kossoy (1989; 2009); communication, memory and narrative with Vera Veiga França (2001), Marialva Barbosa (2016) and Luiz Gonzaga Motta (2013); cartography, based on Deleuze and Guattari (2000) and Virginia Kastrup (2015); Bumba Meu Boi, from Américo Azevedo Neto (2019) and IPHAN (2011a). Finally, the images, interviews and the game proposed with the literature on photography were able to experience the folguedo in different ways. We perceive the coexistence of many narratives in the composition of the Boi de Juçatuba and how the tradition of the Boi's play continues to change over the years
URI: http://hdl.handle.net/11612/3574
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