Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3542
Authors: Souza, Michelle Dayane Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues, Rosimeire Aparecida
Title: O uso das tecnologias com o HagáQuê como recurso didático e metodológico
Keywords: Tecnologia;Lúdico;HagáQuê;Educação
Issue Date: 29-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SOUZA, Michelle Dayane Oliveira. O uso das tecnologias com o HagáQuê como recurso didático e metodológico. 29 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2019.
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia intitulada “O uso das tecnologias com o HagaQuê como recurso didático e metodológico”, objetivou refletir sobre como o profissional da educação tem sido formado academicamente, a luz das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), dando ênfase ao software HagáQuê –um software que auxilia na criação de histórias em quadrinhos por meio do computador. Dessa forma investigou-se o papel do educador nesse cenário de mediação entre tecnologia e conhecimento para os alunos. Para tanto, valeu-se da utilização da pesquisa qualitativa e fundamentação teórica em autores como Kenski (2003), Garcia (2013), Almeida (2011) dentre outros que abordam a influência das tecnologias da informação na vida escolar em todos os níveis da educação. Os procedimentos metodológicos adotados no presente artigo se deram por uma proposta de intervenção de atividades no 6o período utilizando como recurso uma plataforma digital com o HagáQuê com os discentes do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Tocantins, Campus Arraias, além de observações sistêmicas para melhor compreensão da problemática. Desse modo, foi possível constatar que as tecnologias exercem papel importante no processo de ensino aprendizagem, em especial no desenvolvimento da linguagem e escrita, sobretudo, pelo caráter lúdico e interativo que desempenham, despertando maior interesse dos alunos em aprenderem os conteúdos propostos pelo professor.
Abstract: This monography entitled “The use of technologies with HagaQue as a didactic and methodological resource” aimed to reflect on how the education professional has been academically trained, in the light of Information and Communication Technologies (ICTs), emphasizing the HagáQuê software - a software that helps in the creation of comics by middle of the computer. Thus, the role of the educator in this scenario of mediation between technology and knowledge for the students was investigated. To this end, it used the use of qualitative research and theoretical foundation in authors such as Kenski (2003), Garcia (2013), Almeida (2011) among others that address the influence of information technology on school life at all levels of education. The methodological procedures adopted in this article were the application of activities in the digital platform HagáQuê with the students of the Pedagogy course at the Federal University of Tocantins, Campus Arraias, in addition to observation systems to better understand the problem. Thus, it was found that technologies play an important role in the teaching-learning process, especially in the development of language and writing, especially for the playful and interactive character they play, arousing greater interest of students in learning the content proposed by the teacher.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3542
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Pedagogia - Michelle Dayane Oliveira Souza.pdf738.77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.