Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3395
Autor(a): Silva, Jéfferson de Cerqueira e
Orientador: Santos, Bárbara Tavares dos
Título: Escutar com os olhos: poéticas do teatro visual como potência de encontro entre ouvintes e surdos
Palavras-chave: Teatro Surdo;Teatro Visual;Intérprete de LIBRAS como Ator/personagem
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SILVA, Jéfferson de Cerqueira e. Escutar com os olhos: poéticas do teatro visual como potência de encontro entre ouvintes e surdos. 59f. Monografia(Graduação) Curso de Teatro, Universidade Federal do Tocantins, Palmas- TO, 2021.
Resumo: Esta monografia buscou investigar, a partir de uma experiência auto performativa do pesquisador, caminhos possíveis para realização da integração social do Surdo no teatro, de modo que a obra teatral seja ofertada de maneira equacionada para Surdos e Ouvintes. O estudo foi desenvolvido a partir da auto observação de um experimento sensível performativopedagógico, e, da posterior analise dos diários de bordo produzidos. Foram estabelecidos diálogos teóricos com a legislação brasileira vigente sobre Libras, com a literatura médica e diagnóstica sobre os tipos de surdez, com algumas práticas da pedagogia do teatro voltadas para surdos e com estudos sobre a visualidade no teatro. Entre os autores estudados destacam-se Lucas S. Resende & Maria da Glória M. dos Reis, Wagner Cintra, e Rimar R. Segala. O estudo reconhece a importância do profissional intérprete de LIBRAS, mas sinaliza também as limitações e dificuldades na forma como vem sendo inserido o trabalho desses profissionais no teatro tradicional. A pesquisa está dividida em três etapas, onde a primeira fornece uma base inicial para tratar da temática da Surdez; no segundo momento é apresentado relatos de experiência de imersão auto performativa e laboratorial, realizada pelo pesquisador no período de janeiro a julho do ano de 2016. O experimento consistiu na restrição da comunicação falada a fim de experimentar, parcialmente, a limitação de comunicação dos Surdos com a sociedade ouvinte, e na relação posterior com autores e obras que transpassam pelas questões experimentadas. A última parte da pesquisa, resultante de reflexões aflorada da segunda etapa experimental, buscou apontar o Teatro Visual, como entendido em Wagner Cintra, com uma possível potência pedagógico-performativa, estético-artística e sensorial do Intérprete de LIBRAS como Ator/Personagem.
Abstract: This monograph sought to investigate, from a researcher's self-performative experience, possible ways for the social integration of the Deaf in theater, so that the theatrical work is offered in an equitable way for the Deaf and Hearers. The study was developed from the selfobservation and analysis of a sensitive performative-pedagogical experiment and from the posterior of the logbooks produced. Theoretical dialogues were established with the current Brazilian legislation on Libras, with the medical and diagnostic literature on the types of deafness, with some practices of theater pedagogy aimed at the deaf and with studies on visuality in the theater. Among the authors studied are Lucas S. Resende & Maria da Glória M. dos Reis, Wagner Cintra, and Rimar R. Segala. The study recognizes the importance of the professional interpreter of LIBRAS, but also points out the limitations and difficulties in the way in which the work of these professionals has been inserted in traditional theater. The research is divided into three stages, where the first provides an initial basis for dealing with the subject of Deafness; in the second moment, reports of self-performative and laboratory immersion experience are presented, carried out by the researcher from January to July of the year 2016. The experiment consisted of the restriction of spoken communication in order to partially experience the communication limitation of the Deaf with the listening society, and in the subsequent relationship with authors and works that go through the issues experienced. The last part of the research, resulting from reflections raised in the second experimental stage, sought to point out the Visual Theater, as understood in Wagner Cintra, with a possible pedagogical-perform.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3395
Aparece nas coleções:Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jéfferson de Cerqueira e Silva- TCC.pdf961.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.