Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3356
Autor(a): SOARES, Silvon Ferreira dos Santos
Orientador: ABREU, Márcia Cristina Barreto Fernandes de
Título: Atuação do pedagogo em espaços não formais de educação
Palavras-chave: Atuação do pedagogo;Educação não Formal;Pedagogos - CRAS
Data do documento: 12-Jul-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SOARES, Silvon Ferreira dos Santos. Atuação do pedagogo em espaços não formais de educação. 2021. 46 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo pesquisar a importância do pedagogo nos ambientes não escolares. A pesquisa se justifica pela necessidade que o pedagogo tem em conhecer a diversidade de atuação por meio de experiências vivenciadas em uma dessas áreas de atuação em ambientes não formais. Optou-se por trabalhar com a abordagem qualitativa e participativa, utilizando como instrumento de coleta de dados, um questionário online direcionado para os participantes da pesquisa: Pedagogos que trabalham no CRAS. Como fundamentação teórica, buscou-se um diálogo entre os autores SILVA (2001,2007), LIBANEO (1996, 1999,2001,2002,2005 e 2010), GOHN (2006 e 2009), FREIRE (1997) dentre outros. Os resultados da pesquisa apontam o pedagogo, como uma necessidade essencial no programa pesquisado neste trabalho que é o CRAS, afinal este profissional agrega-se na metodologia de aprendizados desses espaços, em meio que suas propostas podem adicionar metodologias que facilitem os processos cognitivos, afetivos e criativos destes usuários envolvidos. Espera-se que as políticas públicas contemplem as políticas educacionais, de forma a sintonizar o conhecimento dentre destes espaços.
Abstract: This papper is a important research of pedagogue in non-Scholl espaces. Justified in the that the pedagogue has to know the diversity of action through experiences lived in one of these areas of action in non-formal. A qualitative and participatory approach, using as a data collection instrument, an online questionnaire aimed at research participants: Pedagogues whowork at CRAS. As a theoretical foundation, a dialogue was sought between the authors SILVA (2001,2007), LIBANEO (1996, 1999,2001,2002,2005 and 2010), GOHN (2006 and 2009), FREIRE (1997) among others. The results appoint the pedagogue as an essential need in the programresearched in this work, which isthe CRAS, after all, this professional join the learning methodology of these spaces, through which their proposals can add methodologies that facilitate the cognitive and affective processes and creatives of these involved users. It is expected that public politics include educationalpolicies, to tune knowledge within these spaces
URI: http://hdl.handle.net/11612/3356
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