Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3356
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorABREU, Márcia Cristina Barreto Fernandes de-
dc.contributor.authorSOARES, Silvon Ferreira dos Santos-
dc.date.accessioned2021-11-18T13:18:31Z-
dc.date.available2021-11-18T13:18:31Z-
dc.date.issued2021-07-12-
dc.identifier.citationSOARES, Silvon Ferreira dos Santos. Atuação do pedagogo em espaços não formais de educação. 2021. 46 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3356-
dc.description.abstractThis papper is a important research of pedagogue in non-Scholl espaces. Justified in the that the pedagogue has to know the diversity of action through experiences lived in one of these areas of action in non-formal. A qualitative and participatory approach, using as a data collection instrument, an online questionnaire aimed at research participants: Pedagogues whowork at CRAS. As a theoretical foundation, a dialogue was sought between the authors SILVA (2001,2007), LIBANEO (1996, 1999,2001,2002,2005 and 2010), GOHN (2006 and 2009), FREIRE (1997) among others. The results appoint the pedagogue as an essential need in the programresearched in this work, which isthe CRAS, after all, this professional join the learning methodology of these spaces, through which their proposals can add methodologies that facilitate the cognitive and affective processes and creatives of these involved users. It is expected that public politics include educationalpolicies, to tune knowledge within these spacespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectAtuação do pedagogopt_BR
dc.subjectEducação não Formalpt_BR
dc.subjectPedagogos - CRASpt_BR
dc.titleAtuação do pedagogo em espaços não formais de educaçãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo pesquisar a importância do pedagogo nos ambientes não escolares. A pesquisa se justifica pela necessidade que o pedagogo tem em conhecer a diversidade de atuação por meio de experiências vivenciadas em uma dessas áreas de atuação em ambientes não formais. Optou-se por trabalhar com a abordagem qualitativa e participativa, utilizando como instrumento de coleta de dados, um questionário online direcionado para os participantes da pesquisa: Pedagogos que trabalham no CRAS. Como fundamentação teórica, buscou-se um diálogo entre os autores SILVA (2001,2007), LIBANEO (1996, 1999,2001,2002,2005 e 2010), GOHN (2006 e 2009), FREIRE (1997) dentre outros. Os resultados da pesquisa apontam o pedagogo, como uma necessidade essencial no programa pesquisado neste trabalho que é o CRAS, afinal este profissional agrega-se na metodologia de aprendizados desses espaços, em meio que suas propostas podem adicionar metodologias que facilitem os processos cognitivos, afetivos e criativos destes usuários envolvidos. Espera-se que as políticas públicas contemplem as políticas educacionais, de forma a sintonizar o conhecimento dentre destes espaços.pt_BR
dc.publisher.campusArraiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localArraiaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Pedagogia - Silvon Ferreira dos Santos Soares.pdf891.78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.