Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3329
Authors: SOARES, Deuzimar Moreira
metadata.dc.contributor.advisor: FONSECA, Eliana Gonçalves da Silva
Title: Narrativas de Idosos da Comunidade Kalunga Tinguizal: saberes e fazeres vividos
Keywords: Saberes e Fazeres;História Oral de Idosos;Valorização e Preservação;Comunidade Kalunga Tinguizal
Issue Date: 19-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SOARES, Deuzimar Moreira. Narrativas de Idosos da Comunidade Kalunga Tinguizal: saberes e fazeres vividos. 2021. 38 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como tema os saberes e fazeres da comunidade Kalunga, em que se justifica a necessidade de refletir sobre a preservação desses aspectos que têm sido substituídos por outras práticas da vida moderna. O pesquisador possui identidade Kalunga e é habitante da Comunidade Tinguizal; logo, pretendemos manter a tradição desse povo. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa é preservar e registrar os saberes e fazeres da comunidade Kalunga Tinguizal, no município de Monte Alegre de Goiás, Brasil, por meio das narrativas dos idosos. Como objetivos específicos, visamos identificar os saberes e fazeres da comunidade; refletir sobre as maneiras de preservá-los frente às mudanças advindas com novos hábitos; e entender os saberes e fazeres da comunidade Kalunga Tinguizal. Realizamos uma investigação pela abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica e de campo. Esta última se estruturou mediante a aplicação de entrevista semiestruturada, sob o viés da história oral de vida, cujas técnicas de coletas de dados aconteceram na referida comunidade por meio de narrativas de duas pessoas idosas. Ouvir as narrativas de vida é uma ferramenta metodológica voltada a valorizar os saberes e fazeres da cultura Kalunga e representações de sujeitos. Como resultado das análises das narrativas, constatamos a relevância da valorização e preservação dos saberes e fazeres, assim como dos jovens nesse contexto como multiplicadores culturais. Nesses termos, enfatizamos a importância de diálogo permanente nas comunidades quilombolas sobre a própria cultura.
Abstract: This research has as its theme the knowledge and practices of Kalunga community, which justifies the need to reflect on the preservation of these aspects that have been replaced by other practices of modern life. The researcher has a Kalunga identity and is a resident of the Tinguizal Community; then, we intend to maintain the tradition of this people. Therefore, the general objective of the research is to preserve and register the knowledge and practices of Kalunga Tinguizal community, in the municipality of Monte Alegre de Goiás, Brazil, through the narratives of elderly people. As specific objectives, it aims to identify the knowledge and practices of the community; to reflect on the ways to preserve them in the face of changes arising from new habits; and to understand the knowledge and practices of Kalunga Tinguizal community. We conducted an investigation using the qualitative approach and bibliographic and field research. The latter was structured through the application of an open interview, under the bias of oral life history, whose data collection techniques occurred in that community through the narratives of two elderly people. Listening to life narratives is a methodological tool aimed at valuing the knowledge and practices of Kalunga culture and representations of subjects. As a result of the analysis of the narratives, we recognized the importance of valuing and preserving knowledge and practices, as well as young people in this context as cultural multipliers. In these terms, we emphasize the importance of permanent dialogue in quilombola communities about their own culture.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3329
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Pedagogia - Deuzimar Moreira Soares.pdf1.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.