Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3277
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dc.contributor.advisorFreitas, Stefani Carolline Leal de-
dc.contributor.authorImbiriba, Vinícius da Silva-
dc.date.accessioned2021-11-08T23:10:56Z-
dc.date.available2021-11-08T23:10:56Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationIMBIRIBA, Vinícius da Silva Rendimento de um autotransformador em interface com sistemas fotovoltaicos: estudos e ensaios experimentais. 82f. Monografia. Curso de Engenharia Elétrica. Universidade Federal do Tocantins. Palmas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3277-
dc.description.abstractThe present work proposed to calculate the yield of a 30 KVA autotransformer from the vacuum and electrical resistance tests and, simulating a photovoltaic system, its daily yield in interface with that system. The CC-AC inverters, techniques for reversing the electrical signals generated by the photovoltaic modules, normally present, as output, voltages between phases and neutral phase of 380/220 V, respectively. Although there are converters that output voltages of 220/127 V, these are rarer and consequently have a higher cost. One of the solutions to this problem is the application of an autotransformer, because its cost is lower than the types of inverters located and its performance is higher than that of a conventional transformer. In the autotransformer, however, there are losses that need to be analyzed, because as the energy generation that a photovoltaic system produces is not regular throughout the day, there is a need to understand whether under conditions of variable loads, the autotransformer continues to work in a range acceptable yield of power delivery to the grid. The tests performed are extremely efficient for determining the specific data of the autotransformer. Procedures performed were the empty test and the electrical resistance test, to determine the performance of an autotransformer, observing different levels of current throughout the experiment. Looking at table results, you can see the necessary adjustments from the tests, using a unitary power factor and 0.92. The autotransformer delivered a high daily performance for fractions of loads over 24 hours. For this work, it was concluded that according to the energy being delivered to the autotransformer, coming from a photovoltaic system, if the value of that energy to reach any fraction of the autotransformer's load will result in a satisfactory performance over a period determined.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livre.pt_BR
dc.subjectAutotransformadorpt_BR
dc.subjectSistemas Fotovoltaicospt_BR
dc.subjectRendimento do autotransformadorpt_BR
dc.subjectRendimento diário de um autotransformadorpt_BR
dc.titleRendimento de um autotransformador em interface com sistemas fotovoltaicos: estudos e ensaios experimentaispt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propôs calcular o rendimento de um autotransformador de 30 kVA a partir dos ensaios a vazio e de resistência elétrica e, simulando um sistema fotovoltaico, o seu rendimento diário em interface a esse sistema. Os inversores CC-CA, destinados ao condicionamento dos sinais elétricos gerados pelos módulos fotovoltaicos, apresentam, normalmente, como saída, tensões de linha e fase de 380/220 V, respectivamente. Embora existam inversores que tem como saída tensões de 220/127 V, eles são em menores quantidades e consequentemente tem um custo mais elevado. Uma das soluções para esse problema é a aplicação de um autotransformador, pois, o seu custo é mais baixo do que os tipos de inversores necessários e o seu rendimento é maior do que o de um transformador convencional. No autotransformador, porém, existem perdas que precisam ser analisadas, pois como a geração de energia que um sistema fotovoltaico produz não é constante ao longo do dia, há a necessidade de entender se em condições de cargas variáveis, o autotransformador continuaria trabalhando em uma faixa de rendimento aceitável de entrega de energia à rede. Os ensaios realizados se mostraram muito eficientes para a determinação dos rendimentos do autotransformador. Os procedimentos realizados foram o ensaio a vazio e o ensaio de resistência elétrica, para determinar o rendimento de um autotransformador, observando diferentes níveis de corrente ao longo do experimento. Observando os quadros dos resultados podem-se ver os rendimentos obtidos a partir dos ensaios, utilizando-se um fator de potência unitário e em 0,92. O autotransformador apresentou um alto rendimento diário para frações de cargas ao longo de 24 horas. Para este trabalho, concluiu-se que de acordo com a energia que esteja sendo entregue ao autotransformador, advindo de um sistema fotovoltaico, se o valor dessa energia for suficiente para atingir qualquer fração de carga do autotransformador isso resultará em um rendimento satisfatório no decorrer de um período determinado.pt_BR
dc.publisher.campusPalmaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.cursoEngenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.localPalmaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Elétrica

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