Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3143
Authors: Silva, Alexandre Peixoto
metadata.dc.contributor.advisor: Batista-Santos, Dalve Oliveira
Title: A escrita de universitários ingressantes: o resumo como prática dialógica responsiva na produção textual acadêmica
Keywords: Escrita acadêmica; Letramento Acadêmico; Sequência didática; Academic writing; Academic Literacy; Didactic Sequence
Issue Date: 9-Jul-2021
Citation: SILVA, Alexandre Peixoto. A escrita de universitários ingressantes: o resumo como prática dialógica responsiva na produção textual acadêmica.2021.168f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo da pesquisa foi investigar a produção do gênero textual ―Resumo‖ como prática dialógica responsiva na produção textual acadêmica, realizada por alunos ingressantes do Curso de Letras de uma universidade pública no estado do Tocantins, e sua consequente contribuição para o desenvolvimento do Letramento Acadêmico. Esta pesquisa insere-se na área da Linguística Aplicada (LA), sustentada na abordagem qualitativa da pesquisa (MOITA LOPES, 2006), e buscou responder aos seguintes questionamentos: 1. Qual a concepção de escrita dos sujeitos participantes da pesquisa? 2. Como os acadêmicos se constituem responsivamente na produção do resumo acadêmico? 3 Como o processo de reescrita orientada contribui para o desenvolvimento da competência escritora? O trabalho assume como orientação teórico-metodológica a concepção dialógica de linguagem (BAKHTIN, 2003), os Novos Estudos de Letramento (STREET, 2014) e pesquisas que tratam da temática em questão. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista semiestruturada, com a finalidade de compreender o percurso acadêmico dos estudantes em relação à escrita, e à Sequência Didática - SD (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) do gênero resumo acadêmico. Desse modo, com os dados, constatamos que: i) ainda predomina, no contexto acadêmico, uma concepção de escrita que tem o domínio das regras gramaticais como determinantes para uma escrita crítica; ii) as experiências anteriores (educação básica) com a produção escrita influenciam o desenvolvimento das produções acadêmicas; iii) os alunos se constituem responsivos na medida que compreendem e interpretam o texto-fonte, transpondo de maneira crítica e articulada tal compreensão na produção do resumo; iv) o processo de reescrita orientada possibilitou que os alunos refletissem sobre suas escritas, criticamente, considerando: uso-reflexão-uso. Por fim, com o desenvolvimento da pesquisa foi possível constatar a necessidade de (re)pensar e ressignificar a formação do professor para atuar didaticamente com atividades que possibilitem o desenvolvimento da competência escritora de forma reflexiva e crítica.
Abstract: The objective of the research was to investigate the production of the textual genre "Abstract" as a responsive dialogic practice in academic textual production, carried out by students entering the Language undergraduate course at a public university in the state of Tocantins, and its consequent contribution to the development of Academic Literacy. This research is inserted in the area of Applied Linguistics (AL), supported by the qualitative approach of the research (MOITA LOPES, 2006), and sought to answer the following questions: 1. What is the conception of the writing of the subjects participating in the research? 2. How do academics responsively constitute themselves in the production of the academic summary? 3 How does the guided rewriting process contribute to the development of writing competence? The research takes as theoretical-methodological orientation the dialogic conception of language (BAKHTIN, 2003), the New Literacy Studies (STREET, 2014), and research papers that deal with the subject in question. The instruments used for data collection were the semi structured interview, to understand the student‘s academic path in about writing, and the Didactic Sequence - SD (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) of the academic summary genre. Thus, with the data, we found that: i) a conception of writing that masters grammatical rules as determinants for critical writing still predominates in the academic context; ii) previous experiences (basic education) with written production influence the development of academic productions; iii) students are responsive insofar as they understand and interpret the source text, critically and articulately transposing such understanding in the production of the abstract; iv) the guided rewriting process allowed students to reflect on their writing critically considering: use-reflection-use. Finally, with the development of the research, it was possible to verify the need to (re)think and give new meaning to teacher education to act didactically with activities that enable the development of writing competence in a reflexively and critically.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3143
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