Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3116
Autor(a): Melo, Flávio Fernandes de
Orientador: Moreira, Patrick Letouze
Título: Um back-end para um sistema de acreditação em saúde prototipação e testes para a validação conceitual
Palavras-chave: Blockchain; Back-end; Smart contracts; Acreditação; Accreditation
Data do documento: 26-Jul-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Sistemas - PPGMCS
Citação: MELO, Flávio Fernandes de. Um back-end para um sistema de acreditação em saúde prototipação e testes para a validação conceitual.2020. 138f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Sistemas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional e Sistemas, Palmas, 2020.
Resumo: Este trabalho tem como propósito de desenvolver o back-end de um protótipo funcional do sistema de acreditação internacional em saúde (IAS) a fim de realizar sua validação conceitual. O entendimento deste trabalho para back-end envolve a própria rede blockchain, os contratos inteligentes e materiais de apoio para a utilização destes em um sistema web. Nesse sentido, é esperado uma ferramenta que auxilie na criação e instalação de uma rede blockchain privada, na compilação de smart contracts e na integração destes com um sistema web escrito em linguagem JAVA. Elaborou-se então, um script para automatizar a criação e configuração de uma rede blockchain, e outro para compilação de contratos que juntamente com roteiros de orientação compõem a ferramenta utilizada para implementar o protótipo funcional do IAS para realizar sua validação conceitual por meio de uma simulação de estudo de caso, com intuito de demonstrar como o sistema pode apoiar o processo de acreditação profissional, além de facilitar a busca de informações dos profissionais acreditados garantindo a qualquer interessado a possibilidade validá-las e afastar a possibilidade de falsificação.
Abstract: This work aims to develop the back-end of a functional prototype of the international accreditation system for health professionals (IAS) in order to carry out casaits conceptual validation. The understanding of this work for back-end involves the blockchain network itself, the smart contracts and support materials for the use of these in a web system. In this sense, a tool is expected to assist in the creation and installation of a private blockchain network, in the compilation of smart contracts and in the integration of these with a web system written in JAVA language. He then elaborated a script to automate the creation and configuration of a blockchain network, and another to compile contracts that together with guidance scripts make up the tool used to implement the functional prototype of IAS to perform its conceptual validation through a simulation of case study, to demonstrate how the system can support the professional accreditation process, in addition to facilitating the search for information from accredited professionals.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3116
Aparece nas coleções:Mestrado em Modelagem Computacional de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Flávio Fernandes de Melo - Dissertação.pdf9.47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.