Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2965
Autor(a): Santos, Ana Lúcia Brito dos
Orientador: Passos, Vânia Maria Araújo
Título: A indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão no PDI e PPI da Faculdade Itop
Palavras-chave: Articulação; Ensino; Pesquisa; Extensão; Articulation; Teaching; Search; Extension
Data do documento: 10-Nov-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citação: SANTOS, Ana Lúcia Brito dos. A indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão no PDI e PPI da Faculdade Itop. 2021. 72f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2021.
Resumo: Neste trabalho, verificaremos como é proposta a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na Faculdade ITOP a partir da análise do PDI e do PPI. O problema de pesquisa aplicada foi definido a partir da seguinte pergunta: Como são promovidas as ações de extensão, articuladas ao ensino e à pesquisa? A justificativa para o olhar para essa temática advém: a) da necessidade de uma leitura científica acerca de um dos maiores desafios do ensino superior contemporâneo: a articulação efetiva entre ensino, pesquisa e extensão; b) da possibilidade de aprofundar essa expertise na pesquisa aplicada do Curso de Mestrado Profissional em Educação; e c) de compreender a importância do estabelecimento de um programa de consolidação das ações de ensino, pesquisa e extensão articuladas em uma IES. Trata-se de Pesquisa Bibliográfica e Documental. Para tal análise, foram pesquisados documentos oficiais, como as orientações dos fóruns de pró-reitores. E apresentamos, brevemente, a metodologia utilizada e os resultados alcançados.
Abstract: In this work, we will verify how the articulation between teaching, research and extension is proposed at Faculdade ITOP from the analysis of the PDI and PPI. The applied research problem was defined based on the following question: How are extension actions promoted, linked to teaching and research? The justification for looking at this theme comes from: a) the need for a scientific reading about one of the biggest challenges of contemporary higher education: the effective articulation between teaching, research and extension; b) the possibility of deepening this expertise in applied research in the professional master's course in education; and c) to understand the importance of establishing a program to consolidate teaching, research and extension actions articulated in an HEI. For this analysis, official documents were searched, such as the guidelines of the pro-rector forums. Briefly present: the methodology used and the results achieved.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2965
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Lúcia Brito dos Santos - Dissertação.pdf1.1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.