Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2883
Autor(a): Brito, Ida Costa
Orientador: Ferreira, Ruhena Kélber Abrão
Título: A Educação Física inclusiva no ambiente escolar em Centenário/TO
Palavras-chave: Aluno com deficiência; Inclusão; Educação Física; Educação inclusiva.
Data do documento: 5-Jul-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: BRITO, Ida Costa. A Educação Física inclusiva no ambiente escolar em Centenário/TO. 2019. 43 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2019.
Resumo: Esta monografia tem como objetivo conhecer e analisar como ocorre a inclusão dos alunos com deficiência física nas salas de aula e no ambiente escolar em Centenário/TO, tendo o foco principal nas aulas de educação física, suas dificuldades e avanços. Inicialmente, para contextualização da temática, foi realizado um resgate histórico a respeito da importância da legislação sobre Educação Especial e a inclusão dos alunos com deficiência nas aulas garantindo assim seus direitos em importantes documentos norteadores, Políticas Públicas e leis, isto é, o amparo legal de que todos os alunos com necessidades especiais possuem o direito de serem incluídos nas atividades escolares em todas as disciplinas do currículo escolar. Para concluir, destacamos que a inclusão das pessoas com necessidades especiais e deficiência física na escola pode ser benéfica como forma de adaptação escolar, para aluno com necessidades especiais, com a presença do professor de Educação Física como mediador deste processo.
Abstract: This monograph aims to know and analyze how the inclusion of students with physical disabilities occurs in classrooms and in the school environment in Centenário / TO, focusing mainly on physical education classes, their difficulties and advances. Initially, to contextualize the theme, a historical rescue was carried out regarding the importance of the legislation on Special Education and the inclusion of students with disabilities in classes, thus guaranteeing their rights in important guiding documents, Public Policies and laws, that is, the legal protection that all students with special needs have the right to be included in school activities in all subjects of the school curriculum. To conclude, we highlight that the inclusion of people with special needs and physical disabilities in school can be beneficial as a form of school adaptation, for students with special needs, with the presence of the Physical Education teacher as a mediator of this process.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2883
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