Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2876
Authors: Sousa, Brenda Faria Braga de
metadata.dc.contributor.advisor: Birck, Rosemeri
Title: O ensino de arte no contexto escolar: reflexões sobre a 1ª fase do Ensino Fundamental
Keywords: Ensino de arte; Formação de professores; Prática docente; Educação básica.
Issue Date: 1-Jul-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SOUSA, Brenda Faria Braga de. O ensino de arte no contexto escolar: reflexões sobre a 1ª fase do Ensino Fundamental. 2019. 61 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como tema o ensino de Arte no contexto escolar: reflexões sobre a1ª f ase do ensino fundamental. Na esfera geral buscou-se compreender o ensino de Arte no contexto escolar na 1ª fase do Ensino Fundamental. Especificamente objetivou-se conhecer o percurso histórico do ensino de Artes no Brasil e a inserção dessa disciplina na educação básica; refletir sobre o ensino da Arte e a formação docente e identificar os desafios deste ensino em duas escolas municipais da cidade de Miracema do Tocantins. Para o desenvolvimento metodológico do estudo o caminho se deu em três etapas: iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica, depois outra frente de trabalho foi a análise dos documentos, em especial das Unidades escolares e por fim a pesquisa de campo, que aconteceu em duas escolas. Foi aplicado um questionário semiestruturado aos professores que ministram a disciplina de Artes na 1ª fase do Ensino Fundamental. Foi possível concluir que este ensino passa por dificuldades com relação à formação, materiais para o desenvolvimento das aulas, e ainda é possível visualizar empenho por parte de alguns docentes para não prejudicar o ensino das crianças.
Abstract: This study has as its theme, the teaching of Art in the school context: reflections on the first phase of Elementary School. In general sphere, it was sought to understand the teaching of Art in the school context, on the first phase of elementary school. Specifically, the goal was to learn about the history of Art teaching in Brazil and the introduction of this subject in basic education, to reflect about Art teaching and the teachers training and identify the challenges of its teaching in two municipal school in Miracema do Tocantins. For the study methodological development, the path was in three stages: It began with a bibliographical research, then, another work front was the analysis of the documents, especially from the school units, and finally the field research, which took place in two schools. A semi-structured questionnaire was applied to the teachers who teach Art on the first grades of elementary school. It was possible to conclude that this subject teaching faces some difficulties when it comes to teachers training teachers materials for the development of classes. Even so, it is possible to notice the commitment on the part of some teachers, so as not to prejudice the children´s teaching.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2876
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Brenda Faria Braga de Sousa - Monografia.pdf840.12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.