Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2855
Authors: Oliveira, Fábio Pereira de
metadata.dc.contributor.advisor: Stach-Haertel, Brigitte Ursula
Title: A epistemologia genética de Jean Piaget e suas contribuições para a formação de professores
Keywords: Epistemologia genética; Desenvolvimento cognitivo intelectual; Jean Piaget; Formação de professores.
Issue Date: 28-Jun-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: OLIVEIRA, Fábio Pereira de. A epistemologia genética de Jean Piaget e suas contribuições para a formação de professores. 2019. 64 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia tem como objetivo discutir os conceitos centrais da teoria desenvolvida por Jean William Fritz Piaget, conhecida como a Epistemologia Genética, na perspectiva do desenvolvimento cognitivo intelectual do sujeito. A pesquisa apresenta os estágios do desenvolvimento cognitivo intelectual e suas especificidades, bem como os processos de formação das estruturas cognitivas descritas pela teoria da equilibração. Piaget explicita, por intermédio dos conceitos de assimilação, acomodação e equilibração, as interações do sujeito com o objeto obtendo como produto dessa relação a construção do conhecimento. Com base nesta teoria são apresentadas experiências formativas durante atividades curriculares de estágio e de monitoria acadêmica. Há que se considerar a relevância do tema aqui pesquisado ficando aos futuros pedagogos a importante contribuição desse referencial teórico para o fortalecimento de sua formação e qualificação profissional.
Abstract: This monograph aims to discuss the central concepts of the theory developed by Jean William Fritz Piaget, known as Genetic Epistemology, from the perspective of intellectual cognitive development of the subject. The research presents the stages of intellectual cognitive development and their specificities, as well as the processes of formation of cognitive structures described by the theory of equilibrium. Piaget explains, through the concepts of assimilation, accommodation and equilibrium, the interactions of the subject with the object, obtaining as a product of this relationship the construction of knowledge. Based on this theory, formative experiences are presented during internship and academic monitoring curriculum activities. It is necessary to consider the relevance of the theme researched here, being to the future educators the important contribution of this theoretical reference for the strengthening of their formation and professional qualification.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2855
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