Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2843
Authors: Queiros, Márcia de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Rocha, Suzana Brunet Camacho da
Title: Alfabetização: reflexões sobre alfabetização e a importância do processo de construção da escrita
Keywords: Alfabetização; Letramento; Consciência fonológica; Métodos de alfabetização.
Issue Date: 23-Jun-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: QUEIROS, Márcia de Sousa. Alfabetização: reflexões sobre alfabetização e a importância do processo de construção da escrita. 2019. 56 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2019.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa dispõe como temática a alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental e utilizou-se da metodologia de pesquisa bibliográfica e pesquisa qualitativa. A pesquisa tem como objetivo identificar quais conhecimentos devem ser considerados para a elaboração de atividades de alfabetização em uma turma de 1º Ano do Ensino Fundamental. A partir do levantamento bibliográfico percebeu-se que a escrita precisa ser entendida como objeto social e que a criança precisa ser considerada como construtora de hipóteses. Foi preciso identificar as diversas facetas da alfabetização: social, psicogenética e linguística, para perceber que a alfabetização é objeto complexo e requer estudo e aprofundamento teórico. Para tanto, utilizamos como aportes teóricos os trabalhos de Ferreiro e Teberosky (1999); Teberosky e Colomer (2003); Soares (2008, 2017); Carvalho (2009). Após o estudo bibliográfico, foi realizada uma classificação das hipóteses da escrita das crianças de uma turma de 1º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Miracema do Tocantins e pôde-se identificar quais conhecimentos sobre a língua escrita elas possuem e em qual etapa da consciência fonológica ela se encontra. A partir desse mapeamento foram desenvolvidas atividades com o objetivo de proporcionar o conhecimento necessário para que essas crianças pudessem superar suas hipóteses de escrita. As atividades foram planejadas conforme as necessidades de aprendizagem de cada um. Além dos conhecimentos sobre os conceitos de alfabetização e letramento, identificou-se como necessário que o professor entenda que é preciso valorizar a escrita do aluno e seu processo de construção, assim como seu importante papel como leitor e escriba, apresentando modelos de leitura e escrita para as crianças.
Abstract: La presente investigación dispone como temática la alfabetización en los años iniciales de la Enseñanza Fundamental y se utilizó de la metodología de investigación bibliográfica e investigación cualitativa. La investigación tiene como objetivo identificar qué conocimientos deben ser considerados para la elaboración de actividades de alfabetización en una clase de 1º Año de la Enseñanza Fundamental. A partir del levantamiento bibliográfico se percibió que la escritura necesita ser entendida como objeto social y que el niño necesita ser considerada como constructora de hipótesis. Fue necesario identificar las diversas facetas de la alfabetización: social, psicogenética y lingüística, para percibir que la alfabetización es objeto complejo y requiere estudio y profundización teórica. Para ello, utilizamos como aportes teóricos los trabajos de Ferreiro y Teberosky (1999); Teberosky y Colomer (2003); Soares (2008, 2017); Carvalho (2009). Después del estudio bibliográfico, se realizó una clasificación de las hipótesis de la escritura de los niños de una clase de primer año de la enseñanza fundamental en una escuela pública de Miracema del Tocantins y se pudo identificar qué conocimientos sobre la lengua escrita ellas poseen y en qué etapa de la etapa la conciencia fonológica se encuentra. A partir de ese mapeo se desarrollaron actividades con el objetivo de proporcionar el conocimiento necesario para que esos niños pudieran superar sus hipótesis de escritura. Las actividades fueron planificadas según las necesidades de aprendizaje de cada uno. Además de los conocimientos sobre los conceptos de alfabetización y letra, se identificó como necesario que el profesor entienda que es necesario valorar la escritura del alumno y su proceso de construcción, así como su importante papel como lector y escriba, presentando modelos de lectura y escritura para los niños.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2843
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Márcia de Sousa Queiros - Monografia.pdf1.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.