Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2830
Autor(a): Ribeiro, Michael Araujo
Orientador: Silva, Wagner Rodrigues
Título: Produção de jogos didáticos digitais para conscientização gramatical: aspectos dinâmicos e protocolo de atuação
Palavras-chave: Produção colaborativa de jogos didáticos digitais; Conscientização gramatical; Aspectos dinâmicos de jogos; Protocolo de atuação collaborative production of digital educational games; Grammatical awareness; Grammar; Dynamic aspects of games; Acting protocol
Data do documento: 4-Jun-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: RIBEIRO, Michael Araujo. Produção de jogos didáticos digitais para conscientização gramatical: aspectos dinâmicos e protocolo de atuação.2021. 177f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2021.
Resumo: Esta pesquisa investigou o trabalho colaborativo realizado por uma equipe de professores de língua que se uniu para elaborar jogos didáticos digitais que visam, principalmente, à conscientização gramatical, mas também colaborar para a educação científica de alunos. Objetiva descrever as estratégias utilizadas por professores de língua no processo de produção de jogos didáticos digitais. Trata-se de uma pesquisa participante realizada durante a fase de planejamento de um projeto de conscientização gramatical por meio da educação científica. Está fundamentada sob a luz de estudos como os de Freire (1979), Franchi (1991), Hasan (1996), Kishimoto (1998), Martin e White (2005), Cerqueira (2010), Silva (2011), Almeida e Valente (2012), Prensky (2012), Cunha (2015), Halliday e Matthiessen (2014), Thompson (2014), French (2019), só para citar alguns. Os resultados obtidos evidenciam o que denominamos de aspectos dinâmicos de jogos didáticos digitais, como a narrativa, o desafio, a autoexplicação o movimento e a multimodalidade, que são categorias capazes de atribuir características agradáveis ou amigáveis aos jogos focalizados. A pesquisa demonstrou que na medida em que esses aspectos eram implementados, os jogos tornavam-se mais dinâmicos, no olhar da equipe. Por fim, é proposto um protocolo de dinamização de jogos didáticos digitais para auxiliar professores que desejem elaborar ou avaliar jogos didáticos digitais.
Abstract: This research investigated the collaborative work carried out by a team of language teachers who came together to develop digital didactic games aimed mainly at grammatical awareness, but also to collaborate for the scientific education of students. It aims to describe the strategies used by language teachers in the process of producing digital didactic games. It is a participatory research carried out during the planning phase of a grammatical awareness project through science education. It is based on studies such as Freire (1979), Franchi (1991), Hasan (1996), Kishimoto (1998), Martin and White (2005), Cerqueira (2010), Silva (2011), Almeida and Valente (2012), Prensky (2012), Cunha (2015), Halliday and Matthiessen (2014), Thompson (2014), French (2019), just to name a few. The results obtained show what we call dynamic aspects of digital didactic games, such as narrative, challenge, self-explanation, movement and multimodality, which are categories capable of attributing pleasant or friendly characteristics to the focused games. The research demonstrated that as these aspects were implemented, the games became more dynamic, in the view of the team. Finally, a protocol for promoting digital educational games is proposed to assist teachers who wish to develop or evaluate digital educational games.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2830
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