Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2816
Autor(a): Gonçalves, Amanda Diniz
Orientador: Sampaio, Juliano Casimiro de Camargo
Título: Mediação de leitura: imaginário, narrativa e corporeidade
Palavras-chave: Mediação; Leitura; Literatura; Arte; Mediador; Mediation; Reading; Literature; Art; Mediator
Data do documento: 19-Fev-2020
Citação: GONÇALVEZ, Amanda Diniz. Mediação de leitura: imaginário, narrativa e corporeidade.2020.291f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2020.
Resumo: Esta pesquisa pretende responder à questão: Como o desenvolvimento de Mediações de Leitura a respeito de temas específicos no espaço escolar pode intervir na construção de imaginários, narrativas e corporeidades pessoais e coletivas? Para respondê-la, a pesquisa foi organizada em duas etapas: a) uma composta pelo acompanhamento e análise do projeto de Mediação de Leitura do SESC/TO no ano de 2018; b) outra que pretendeu reconhecer processos de construção de imaginários, narrativas e corporeidades no diálogo possível entre a mediação de leitura e a linguagem teatral enquanto possível caminho construtivo de novas estratégias para consulta e aplicabilidade de mediações futuras (para o projeto analisado e para outros projetos de mesma natureza). Nosso referencial teórico para compreensão temática, discussão e análise de dados fundamenta-se nas áreas dos Estudos Literários e das Artes, abordando conceitos e temáticas voltadas para noções sobre mediação, cultura, literatura, leitura e articulações possíveis de linguagens (artísticas ou não). O método utilizado foi de natureza exploratória, partindo de revisões bibliográficas, documentos oficiais, relatórios e entrevistas com o público-alvo da pesquisa. O acompanhamento e análise do projeto Mediadores de Leitura do Sesc Tocantins, nos mostrou que apesar de nortear-se em abordagens construtivistas de mediação, a atuação e prática dos participantes do projeto realizaram-se por meio de tendências de mediação diretiva. Consideramos ao fim deste trabalho que a mediação em leitura literária e a linguagem teatral vinculada a abordagens construtivistas e colaborativas são caminhos de forte relevância para se pensar ações mediadoras voltadas para: a) construção de conhecimento(s); b) formação humana e experiência estética; c) problematização, sensibilização e transformação pessoal/coletiva para os modos de ver, ler, narrar, imaginar e agir no mundo.
Abstract: This research aims to answer the question: How can the development of Reading Mediations about specific themes in the school environment intervene in the construction of imaginary, narratives and personal and collective corporealities? To answer it, the research was organized in two stages: a) one composed by the monitoring and analysis of the SESC / TO Reading Mediation project in 2018; b) another that intended to recognize processes of construction of imaginary, narratives and corporealities in the possible dialogue between reading mediation and theatrical language as a possible constructive path for new strategies for consultation and applicability of future mediations (for the analyzed project and for other projects of the same nature). Our theoretical framework for thematic understanding, discussion and data analysis is based on the areas of Literary Studies and the Arts, addressing concepts and themes focused on notions about mediation, culture, literature, reading and possible articulations of languages (artistic or not). The method used was exploratory in nature, based on bibliographic reviews, official documents, reports and interviews with the research's target audience. The follow-up and analysis of the Sesc Tocantins Mediators of Reading project showed us that despite being guided by constructivist approaches to mediation, the performance and practice of the project participants took place through trends in directive mediation. At the end of this work, we consider that mediation in literary reading and theatrical language linked to constructivist and collaborative approaches are highly relevant ways to think mediating actions aimed at: a) construction of knowledge; b) human formation and aesthetic experience; c) problematization, sensitization and personal / collective transformation to the ways of seeing, reading, narrating, imagining and acting in the world.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2816
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