Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2750
Autor(a): Souza, Flaviane Patrício da Silva de
Orientador: Nunes, Radamés Vieira
Título: O indígena no livro didático de história (2013-2014)
Palavras-chave: Indígenas;Lei 11645/08;Livro didático;Ensino de História;Indigenous;Law 11645/08;Textbook;History teaching
Data do documento: 27-Mai-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SOUZA, Flaviane Patrício da Silva de. O indígena no livro didático de história (2013-2014). 2019. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de História, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021.
Resumo: Esse trabalho tem por objetivo apresentar como os indígenas são abordados, a partir da lei n° 11.645/08, em três livros didáticos do ensino médio aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático- PNLD de 2014, analisando a parte escrita e as imagens. Nessa análise buscaremos compreender como os povos indígenas são representados na narrativa histórica em torno do processo de colonização e no período anterior a chegada do europeu em terras do que viria a ser o Brasil, observando principalmente os aspectos culturais, suas lutas, resistências e história.
Abstract: This work aims to present how indigenous people are approached, from law No. 11,645/08, in three high school textbooks approved by the National Plan of the Textbook - PNLD 2014, analyzing the written part and the images. In this analysis we will seek to understand how indigenous peoples are represented in the historical narrative around the colonization process and in the period before the arrival of Europeans in lands of what would become Brazil, observing mainly the cultural aspects, their struggles, resistances and history.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2750
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